Muita ansiedade nessa hora…

18 de julho de 2014

Tudo está “bombando”, ou seja, as pessoas ficando muito “medicalizadas”, funcionando  sob influência de remédios sintéticos. A prescrição de ansiolíticos no mundo, por exemplo, que são medicamentos para diminuir a ansiedade excessiva, é algo assustador.

Lembro-me de uma das primeiras ansiedades que tive na vida, que foi no dia da minha primeira comunhão, pois tinha que me confessar. Eu, uma garota de apenas oito anos de idade, precisava pensar muito o que dizer para o padre. Quando entrei no confessionário disparei a falar de uma amiguinha que me bateu, tomou minha bicicleta, puxou meu cabelo, e o padre interrompeu minha ladainha e disse: menina, quero saber os seus pecados e não de sua amiga.  Aproveitei e disse que eu não lembrava de pecado nenhum. Então ele me pediu com muita sabedoria para eu lembrar e depois rezar 10 Pai Nossos e dez Ave Marias. Foi um dia difícil para mim!

Muitas pessoas possuem ansiedade, portanto, o alvo não é eliminá-la, mas ver como ela pode diminuir caso esteja exagerada. E a ansiedade exagerada, inquietude, sensação de vazio, aperto no peito, podem atrapalhar nossas tomadas de decisões no dia a dia.

Algumas coisas podem ajudar, como, ao invés de ficar parado e assustado com a ansiedade ou angústia exagerada, tomar uma atitude, que pode ser diminuir o ritmo do trabalho, não se desesperar, realizar suas tarefas mais devagar, dentro do possível, sem se cobrar para ter que ter o mesmo desempenho de antes neste momento de sofrimento ansioso.

Ajuda muito a qualidade da respiração. Pessoas muito ansiosas respiram mal. Por isso, ao longo do dia, algumas vezes, respire profunda e lentamente cinco ou seis vezes em seguida, puxando o ar pelo nariz e soltando-o pela boca bem devagar.

Verifique como está sua dieta. Alimentos com cafeína, por exemplo, podem piorar a ansiedade.  Também contribui para o alívio da ansiedade excessiva a prática de atividade física, especialmente ao ar livre.

Finalmente, examine seus pensamentos. Uma pessoa com ansiedade importante geralmente exagera as coisas e tende a se concentrar em problemas que não ocorreram e que provavelmente poderão não ocorrer nunca.

Enquanto nós não aprendermos a lidar construtivamente com nossa angústia pessoal e social, vamos buscar soluções inadequadas e destrutivas. As pessoas que estão amadurecendo de verdade estão percebendo que a vida envolve a paz que surge porque você tem recebido forças para lidar com a angústia, com a dor emocional e espiritual inevitáveis nessa existência. Elas estão aprendendo e aceitando que, na vida normal, podemos conviver com ansiedade, e que podemos aprender a viver apesar dela.

Cemmefe.com.br

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários