Karpin

31 de julho de 2015

Karpin é uma aldeia na Polônia localizada na Pomerânia Ocidental, no município de Polícia, aproximadamente 13 quilômetros a noroeste do centro. A cidade fica entre as florestas de Wkrzanska.

As origens da família Karpinski nasceram nesse vilarejo por volta de 1600. Eram excelentes artesãos e também ótimos arquitetos, construtores de navios e castelos. Mais tarde, no século 18, esse vilarejo tornou-se uma colônia de assentamento de agricultores fundada por Frederick Matthias, conselheiro militar. Nos séculos seguintes, essa área foi repetidamente dividida e vendida. Em meados do século 19, a área da vila foi drenada, então colonos começaram a cultivar grãos, rações, sementes oleaginosas, pepinos e cogumelos, e também lidou-se com tecelagem e criação de bovinos e ovinos. A aldeia então começou a ser povoada com novos colonos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a aldeia não foi destruída: em de 27 de abril de 1945, o exército soviético entrou na aldeia, mas isso foi por pouco tempo, pois a administração polaca assumiu novamente em 4 de outubro de 1945. Na segunda metade do século 20, viveram lá em maioria agricultores familiares e silvicultores. Na década de 1970, foram construídos estábulos, mas o gado não se expandiu, e mais tarde, nessa região, a piscicultura prosperou muito forte pela riqueza em peixes.

No final dos anos 1980 e 1990, parte de Karpin foi ficando abandonada, com o povo indo em direção às cidades maiores. O vilarejo caiu em desuso, e atualmente há três fazendas que foram preservadas e mais alguns estábulos e quiosques que são arrendados para finais de semana, incluindo a prática de soltar pipas e o clube de caça e pesca. Em uma das fazendas preservadas, a casa senhorial agora restaurada é ótima escolha para piqueniques ou caminhada entre os carvalhos.

Abaixo o brasão da família Karpinski.

karpin

Everaldo Karpinski Kotrich

eve-ko@hotmail.com |

Comentários