Falo com você depois… frio e hipertensão

03 de julho de 2014

O frio característico do inverno pode trazer mais problemas do que gripes e resfriados. No caso das mulheres grávidas é preciso redobrar os cuidados, pois com a temperatura mais baixa é comum o aumento da pressão arterial por conta da contração dos vasos sanguíneos para conservar o calor no corpo. E a consequência disso para as gestantes é o aumento da probabilidade de pré-eclâmpsia, doença que eleva a pressão durante a gestação e pode trazer danos à mãe e ao bebê.

Por se tratar de uma complicação, é preciso tomar muitos cuidados. A gravidade da doença é influenciada pelos fatores maternos e específicos da gravidez, mas fatores paternos e ambientais também podem estar relacionados.

É importante ter muita atenção, já que o aumento da pressão leva a uma alteração do fluxo de sangue útero-placentário, podendo ocorrer a diminuição do crescimento fetal e alteração da saúde do bebê.

Para não correr riscos, toda mulher deve ter consciência de que o momento da gravidez, além de especial, demanda muitos cuidados. Desta forma, é indispensável o acompanhamento pré-natal regular. Para evitar o surgimento da doença grave, o principal é fazer um bom pré-natal para garantir que a mãe e o bebê estejam bem, e em presença de ganho de peso súbito, inchaço — principalmente de mãos e rosto —, procurar imediatamente o seu médico.

As palavras bondosas de seu médico, com alegria e encorajamento, produzirão efeito eficaz juntamente com os medicamentos, se forem necessários. Elas levarão ânimo ao coração desanimado. Sob a influência da brandura, bondade e afabilidade, cria-se uma atmosfera que há de curar e não destruir.

Jesus, o Grande Médico, com seu tempo limitado por Sua estupenda missão, nunca foi encontrado apressado. Em nenhuma circunstância está ocupado demais que não pudesse parar para atender a quem O buscasse. Em Jesus, não encontramos a frase comum hoje: “Falo com você depois”.

Cuidado com o frio, a hipertensão e o stress. Falo com você depois…

 

Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. Prov. 16:24.

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários