Eu sou o problema?

07 de novembro de 2014

Algumas pacientes voltam ao consultório com os exames do esposo sem serem realizados, pois relatam que eles disseram que estão bem e não necessitam de exames.

Meus queridos, aproximadamente metade dos casos de infertilidade é de causa masculina.

Entre as doenças, as que se destacam são: a varicocele, a criptorquidia e infecções. Conheça mais informações sobre cada uma delas a seguir:

Varicocele: é uma dilatação e tortuosidade das veias que fazem a drenagem do sangue dos testículos. Essa doença é a principal causa da infertilidade masculina, já que com essa alteração há aumento da temperatura dos testículos e, com isso, maior dificuldade de eliminar substâncias tóxicas, prejudicando na formação de espermatozoides. O tratamento é cirúrgico.

Criptorquidia: É uma doença presente desde o nascimento, ou seja, congênita, que caracteriza-se pela descida incompleta dos testículos, podendo ficar na região abdominal ou no canal inguinal. A correção pode ser feita através de cirurgia desde criança, no entanto, a criptorquidia diminui a concentração dos espermatozoides e pode levar até a ausência deles no sêmen.

Infecções: Certas infecções genitais comprometem o sistema reprodutor do homem. As principais bactérias são a clamídia e o gonococo (causador da gonorreia), que podem alterar a produção de espermatozoides, dificultando o processo de fecundação.

Existem outros fatores que também podem ocasionar a infertilidade masculina como: causas genéticas, que consistem em alteração do número ou estrutura dos cromossomos; hormonais, que consistem no uso de anabolizantes e causa a azoospermia, além de traumas e hábitos que estão relacionados ao tabagismo, sedentarismo, obesidade e trauma de acidentes ou procedimentos cirúrgicos.

Todos esses fatores masculinos citados acima causam alteração seminal e perda de qualidade do sêmen. Sendo assim, é importante procurar ajuda.

Lembre-se: você não é o problema, somente está com uma alteração que, na grande maioria das vezes, será resolvido, e assim você pode receber uma grande herança, sua maior herança, que é seu filho.

 

E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. Isaías 3:4

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários