Estátua de Cristo Rei na Polônia

10 de abril de 2015

A estátua de Cristo Rei (em polonês Pomnik Chrystusa Króla), um dos mais lindos monumentos na Polônia, se encontra na localidade de Świebodzin. A estátua é a maior representação escultural de Cristo do mundo, sendo mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A estátua mede 33 metros, que correspondem aos 33 anos que Cristo viveu. A eles se somam três metros da coroa, que representam os anos que Jesus dedicou a pregar e 16,5 metros de pedestal, que é um meio de apoio para o monumento que tem 52,5 metros.

O planejamento começou em 2000 e custou mais de um milhão de euros. Ficou pronta no dia 6 de novembro 2010. Pesa 440 toneladas e sua envergadura mede 25 metros. Um guindaste de 700 toneladas ajudou a instalar os últimos elementos, a cabeça e os braços, supervisionados pelo seu desenhista e sacerdote local Sylvester Zawadski.

Sua construção, que levou nove anos para ser finalizada, deu-se pelo arquiteto Cristo de La Concordia.

Situa-se perto da rodovia que une Varsovia a Berlim, o que permite que os motoristas a enxerguem a vários quilômetros de distância. Assim como o Cristo de La Concordia, na Bolivia, e o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, a estátua é totalmente branca. A única diferença é que a coroa é dourada.

Fonte: Portal Polônia

Cristo-rei-Swiebodzin-Polonia

Everaldo Karpinski Kotrich

eve-ko@hotmail.com |

Comentários