Escotistas e dirigentes

09 de outubro de 2015

Escotistas e dirigentes são as denominações adotadas pela UEB para identificar os adultos que atuam, respectivamente, em contato direto com as crianças, adolescentes e jovens e aqueles que atuam na administração da organização em seus distintos níveis.

Todos os escotistas e dirigentes devem ser pessoas aptas com mais de 18 anos de idade, que voluntariamente se disponham a servir à comunidade, por acreditarem no Escotismo como instrumento de educação, sem visar qualquer forma de vantagens diretas, indiretas ou mesmo de recompensa financeira.

Mas o que realmente significa ser chefe escoteiro?

Para alguns é um adulto vestido de criança, para outros é perder os sábados e alguns domingos com crianças bagunceiras, mas para a maioria dos chefes é ser o irmão mais velho dos jovens, é ser capaz de dar conselhos, ser capaz de ensinar alguma coisa e acima de tudo acreditar que pode ajudar a melhorar o mundo através daqueles jovens.

Chefe é aquele que muitas vezes acaba sendo médico, enfermeiro, cozinheiro, carpinteiro, aventureiro, atleta, treinador, professor e uma porção de outras profissões. Também é o cara disposto a pagar uma pizza para seus jovens, conversar sobre a escola, saber como está a família, conversar sobre futebol e outras coisas.

O chefe também é aquele cara que mesmo doente, cansado, machucado ou resfriado cuida para que todos da tropa se sintam bem, se alimentem bem, se aqueçam no frio, mantenham sua higiene e limpem suas barracas.

O chefe escoteiro não é pago, não recebe salário, não recebe bolsa, não ganha dinheiro nenhum para o busão, nem para a gasolina do carro. Mas então, o que o motiva? Por que ele continua? Pelo simples motivo de ver os jovens com os quais convive se tornarem melhores cidadãos, melhores pessoas, úteis para a sociedade e assim gerar um mundo melhor.

*

Se você é maior de idade, se interessou e gostaria de participar ou apenas aprender um pouco mais sobre o movimento, haverá um curso preliminar em nossa cidade dias 17 e 18 de outubro. As inscrições estão abertas no site www.escoteirospr.org.br/inscricoes/login.php

Espaço Escoteiro

colunaescoteira@gmail.com |

Comentários