Escoteiros aprendem técnicas de compostagem

06 de novembro de 2015

No sábado, dia 23 de outubro, o Grupo Escoteiro Paul Harris contou com a presença do senhor Ederval, que desenvolve um trabalho muito importante sobre a conscientização ambiental utilizando a técnica de compostagem.

Participaram deste evento, além dos escoteiros, os pais e alguns convidados, que saíram muito satisfeitos com a palestra apresentada, pois foi tudo explicado na prática, inclusive com materiais, utensílios utilizados e as famosas minhocas californianas, as mais indicadas para o processo de vermicompostagem.

Mas afinal, o que é compostagem? É um processo de transformação dos restos de alimentos que não aproveitamos em adubo. Esse processo é muito simples, sendo que basicamente armazena-se de forma organizada e com técnicas para não gerar odores, os restos desses alimentos, e em alguns dias, gera tanto o adubo orgânico quanto durante o processo, o chorume orgânico (biofertilizante líquido).

Para quem tiver interesse em conhecer ou começar a fazer a compostagem, é necessário conhecer algumas técnicas. O trabalho do Ederval pode ser encontrado site www.vadinho21.blogspot.com.br e no http://www.moradadafloresta.org.br, o qual ele indica também.

Ederval falou que o trabalho de conscientização, o qual também desenvolve em escolas e outras instituições, é lento. Pois não é normal e nem cultural reaproveitarmos e reciclarmos o que utilizamos, mas que jamais podemos desistir dessa ideia, visto que todo ser humano gera lixo, de uma forma ou de outra, e é quando ele vai para a sacola que começa todo o problema. Sendo a solução mais imediata jogar no lixão, onde quer que esteja, pois quando lota-se um, abre-se outro. Cabe a nós mesmos, num trabalho incansável e aparentemente solitário, propagar essas ideias, fazendo a diferença no mundo.

O Grupo Escoteiro Paul Harris convida você a acompanhar nossas publicações e conhecer mais sobre nosso grupo e todo o movimento escoteiro. Até a próxima edição!

Nossas reuniões são realizadas aos sábados, das 14h30 às 17h, no CEPE (Clube dos Empregados da Petrobras).

Interessados podem enviar e-mail para diretoriageph@gmail.com e colunaescoteira@gmail.com.

Espaço Escoteiro

colunaescoteira@gmail.com |

Comentários