Empreendedor da micro e pequena empresa: Fatores condicionantes do sucesso

19 de junho de 2015

Os empreendedores são responsáveis pelo desenvolvimento econômico promovendo o rompimento da economia em fluxo circular para uma economia dinâmica, competitiva e geradora de novas oportunidades. A verdadeira concorrência na economia está entre empresas inovadoras que geram novos produtos e que retiram do mercado produtos antigos. Empreendedor é aquele ser iluminado que é capaz de aproveitar as chances das mudanças tecnológicas e introduzir processos inovadores nos mercados. É aquele que tem um espírito livre, aventureiro, capaz de gerar inovações tecnológicas, capaz de criar novos mercados, superar a concorrência e ser bem-sucedido nos negócios assumindo os riscos do empreendimento. É o agente transformador da economia, o motor do crescimento. O empreendedor não se move pelo lucro — as suas verdadeiras motivações estão no sonho, no desejo de conquistar, na alegria de criar, no entusiasmo para provar que é superior aos outros (JOSEPH ALOIS SCHUMPETER, 1883 – 1950).

Através deste estudo percebe-se que não existe uma fórmula para o sucesso empresarial, mas certamente, há medidas contra o insucesso.

Existem diversos fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa, alguns mais decisivos e importantes numa empresa, do que na outra, depende muito da atividade e do ambiente onde a organização está inserida.

No entanto, há alguns fatores, denominados aqui como condicionantes que são comuns em toda atividade empresarial. Dentre eles destaca-se a “experiência que o empreendedor obteve antes do início de atividade”; o uso do conhecimento científico, em questão, o planejamento, os sistemas de organização, a direção e o controle; uso da ajuda profissional externa; e o apoio e incentivo da família. Levando-se em consideração a inegável necessidade de se obter conhecimentos desses condicionantes, principalmente hoje, em que tudo é influenciado pelas mudanças rápidas no mercado consumidor. Praticamente todos utilizam ou poderão vir a utilizar estes condicionantes como fio condutor para se obter sucesso em seus empreendimentos. O mercado globalizado e a satisfação crescente do consumidor definem de diferentes formas o padrão de qualidade exigido, mas a cada dia estão mais atentas ao produto oferecido, e as grandes marcas não garantem mais vendas. Aliás, hoje o consumidor não compra somente o produto, ele compra os sonhos e a satisfação que este produto possa oferecer ou realizar e, acredito, esteja justamente aí a diferença entre empresário e empreendedor: enquanto o primeiro vende produtos, o segundo vende sonhos e realizações pessoais.

A partir desta necessidade percebida que há pouco tempo era desprezada pelos empresários, nos dias atuais observa-se a preocupação em conseguir se adequar às mudanças que o mercado exige de forma mais dinâmica, rápida e eficiente. Conclui-se que para se obter sucesso é preciso ser um empreendedor.

Jardel Eugenio da Silva é empresário e vice-diretor de eventos da CDL de São Mateus do Sul

CDL São Mateus do Sul

contato@cdlsms.com.br | http://www.cdlsms.com.br/

Comentários