É normal

14 de novembro de 2014

Muitas coisas têm mudado. Hoje trabalhamos com cola cirúrgica, fios que previnem infecções cirúrgicas, vemos se o feto tem alterações dentro do útero, e muitas vezes nos esquecemos de olhar para paciente e responder perguntas do dia a dia, como:

É NORMAL TER INCONTINÊNCIA URINÁRIA?

Não. Incontinência ou perda urinária aos esforços não é normal. É muito comum. A mulher tosse, espirra ou dá uma risada maior e o xixi vaza. Existe também incontinência de urgência, a vontade bate tão forte que não dá tempo de chegar ao banheiro.

É NORMAL TER CÓLICAS DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Não é normal ter cólica menstrual muito forte, que obriga a mulher a usar medicação forte em casa ou mesmo ir a um hospital para ser tratada. Quando isso acontece, o melhor a fazer é procurar um médico porque algum tipo de doença pode estar causando essa cólica.  A endometriose é, por exemplo, a principal doença por trás das cólicas menstruais muito doloridas.

A CANDIDÍASE É UMA DOENÇA TRANSMITIDA SEXUALMENTE?

Não existem evidências de que o corrimento vaginal causado pelo fungo da candidíase tem como origem a transmissão sexual. E não existe necessidade de tratar o parceiro, segundo os protocolos e diretrizes médicas.

POSSO USAR PÍLULA AMAMENTANDO?

Os contraceptivos usados no período da amamentação são exclusivos para essa fase e têm como objetivo não interferir na qualidade do leite e ao mesmo tempo oferecer o efeito contraceptivo.

 

2 Reis 17.40 Porém eles não deram ouvidos a isso; antes, procederam segundo o seu antigo costume.

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários