Churrasco polonês

15 de maio de 2015

A cozinha polonesa é uma mistura de tradições e culinária eslavas. Surgiu da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas vizinhas, utilizando vários ingredientes.

Ela é rica em carnes e temperos, e de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o prato mais popular o pierogi.

Semelhante a outras culinárias eslavas, faz uso de mingaus e de outros cereais. Em geral a culinária da Polônia é muito rica, e relativamente alta em gorduras. Os poloneses dedicam uma boa parte de seu tempo para desfrutar suas refeições.

Os pratos são simples, mas muito saborosos. O clima muito frio do país permite uma cozinha em que carnes e batatas sejam ingredientes essenciais.

Mas o que chama a atenção é o churrasco polonês, que é mesmo delicioso! É preparado com muito tempero e a carne em geral não é bovina, mas sim suína, como chuletas e costelinhas. Há também cortes de aves como tulipas, coxas e sobrecoxas, assadas ao ar livre, na grelha, acompanhadas de chouriço e salsichas suínas assadas na grelha e no espeto, batatas assadas, outras recheadas, e tudo com bastante koperek.

As saladas, que por sua vez acompanham o churrasco, são semelhantes às nossas: couve-flor, cenouras, ervilhas, pepinos, tomates, champignon e pepinos em conserva geralmente doces, além de outras verduras.

Entre as bebidas, são servidos no churrasco sucos, refrigerantes e também cerveja, que ainda tem por preferência ser artesanal.

A sobremesa fica por conta das frutas da época. No verão são servidos sorvetes, tortas e bolos preparados com frutas e castanhas.

Esse mesmo churrasco descrito acima foi preparado e servido no hotel Centrum Falenty. Na ocasião se fazia presente o embaixador da Polônia no Brasil, o Sr Adrzej Brajter, e alunos da Escola de Líderes.

Everaldo Karpinski Kotrich

eve-ko@hotmail.com |

Comentários