Atividade diferente motivou escoteiros da nossa cidade no último fim de semana

23 de outubro de 2015

No último fim de semana (17) a Tropa Sênior Vale do Iguaçu, juntamente com a Tropa Escoteira Anhanguera, participou do JOTI (Jamboree na Internet), encontro mundial de escoteiros na internet, que ocorre anualmente no terceiro fim de semana de outubro. Ele inicia à zero hora (horário local) do sábado e finaliza 48 horas depois, às 23h59 (local) do domingo. Este é um evento oficial da Organização Mundial do Escotismo (WOSM) desde 1996.

Durante este fim de semana, milhares de escoteiros de todos os cantos do mundo se encontram para “bater um papo” e trocar experiências pela internet, usando todos os recursos tecnológicos disponíveis na localidade, como e-mails, programas de bate-papo, microfones, scanners e câmeras digitais (webcams).

No Brasil, o JOTI conta ainda com uma gincana, na qual os escoteiros respondem tarefas divulgadas no decorrer de toda a atividade e recebem uma qualificação de desempenho ao final dela. Esta gincana atualmente acontece numa comunidade virtual.

Os jovens organizaram-se em bases – um local para o encontro da equipe e execução das tarefas – e criaram uma página no Facebook para postar as tarefas realizadas. No total foram 24 tarefas criadas, revisadas e pontuadas por uma equipe especializada de mais de 150 voluntários espalhados pelo Brasil.

Este ano, além de incentivar o contato com escoteiros de diferentes países e a cooperação entre eles para realizar as atividades, jovens de todo o Brasil se engajaram na campanha Outubro Rosa, compartilhando no Facebook mensagens motivadoras para pessoas que sofrem com o câncer de mama, espalhando otimismo e alertando para a importância da prevenção e tratamento precoce.

 

Joti

Espaço Escoteiro

colunaescoteira@gmail.com |

Comentários