As grandes casas do tempo das navegações

06 de novembro de 2015

Republicação de coluna semanal publicada originalmente na versão impressa do ACONTECEU entre 2009 e 2011

 

Olá, amigos! Nossa cidade possui muitas famílias tradicionais. Nos anos 1930, as melhores casas de São Mateus do Sul pertenciam a essas famílias. Nesta edição eu trouxe fotos de três das mais importantes residências que existiam em nossa cidade.

A casa do Cel. João Gabriel Martins era um verdadeiro palacete. Martins foi prefeito da cidade, além de deputado estadual por duas vezes. Possuía inúmeros alqueires de terras na região e era um comerciante respeitado.

Outra importante residência construída na época, existe até hoje. É a casa que pertencia ao Sr. Olavo Meister, gerente da Leão Junior em São Mateus do Sul. Essa construção está situada na rua Paulino Vaz da Silva e pertence hoje a Sra. Maria Regina Gaensly.

A terceira casa situa-se na rua 21 de Setembro, e pertence até hoje à família Schramm. Naquela época, funcionava no local a Coletoria Federal de São Mateus do Sul. Mais tarde, esta mesma casa se tornaria cartório. Muitos anos depois, uma réplica foi construída ao seu lado, onde funciona hoje o Cartório e Tabelionato Schramm. Um abraço!

 

588nelson1

Palacete do Cel. João Gabriel Martins. No portão, duas refinadas estátuas de leões

588nelson2

Outra casa de resistiu ao tempo

coletoria-e-casa-olivio-wolf

 

A antiga Coletoria Federal de São Mateus

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários