Alegria, Alegria! A história dos clubes em São Mateus do Sul

25 de julho de 2014

Republicação de coluna semanal publicada na versão impressa do jornal ACONTECEU entre 2009 e 2011

Até a década de 1960, foram muito populares os clubes de São Mateus do Sul, onde eram promovidos luxuosos e animados bailes. O clube Amantes da Prosperidade era situado ao lado do atual Clube Ideal Sãomateuense e foi inaugurado em 1912, e o Clube Ideal, que ficava próximo à Casa Bronze, foi fundado em 1926. Foi da fusão dos dois que surgiu o Clube Ideal Sãomateuense, em 1963, que continuava na ativa.

Mas ainda há outros clubes que fizeram a festa do povo no passado da cidade. Um deles foi o Clube Recreativo 1º de Maio, onde atualmente é a torre da Telepar, fundado em 1925. O clube Record, próximo da atual Praça do Carvalho, chamava-se inicialmente Casimiro Pulaski, e funcionava como escola para os poloneses e seus descendentes.

Outros clubes conhecidos na década de 1930, aproximadamente, foram o 7, o 14, o 21 de Setembro (conhecido como “Fresto”, devido às frestas entre as tábuas), o Almirante Tamandaré, o Cai Nágua (ficava à beira do rio e era frequentado por marinheiros na época da navegação — diz-se que levava este nome porque quando havia brigas, alguém sempre caía na água), e o Cacho de Uva, que, segundo o senhor João Budzinski, era frequentado pelos negros.

Esta foi uma época em que a população precisava sair para se divertir, já que não havia televisão nem cinema. E como as famílias eram numerosas, isso garantia um grande público em todos os clubes.

526clubeSÃOMATEUENSE

Interior do Clube Ideal Sãomateuense, na década de 1960

526clubeRECORD

Clube Casimiro Pulaski, mais tarde Record, e por fim União Beneficente Náutica (Unbenau)

526AMANTES-DA-PROSPERIDADE

O clube Amantes da Prosperidade funcionou de 1912 a 1920. Depois mudou para Clube Sãomateuense e, em 1963, Clube Ideal Sãomateuense, após a fusão com o Ideal. Acervo: Izolde Maciel

526clube 1 DE MAIO À ESQUERDA

À esquerda da foto, ao fundo, o clube 1º de Maio. Acervo: Edgar Justen

526CLUBE-IDEAL

Clube Ideal, antes da fusão com o clube Sãomateuense

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários