Aceita um desafio?

26 de outubro de 2014

Dias desses estive exercendo a atividade de comércio exterior, alguns chamam de outros nomes, cada um com sua preferência. O importante não é a atividade em si, mas durante a viagem presenciei um comentário que me chamou a atenção e que poderia passar desapercebido, mas como a cabeça da gente as vezes funcionam 25 horas por dia, me permiti fazer o comentário aqui.

Na conversa uma praticante assídua do comércio exterior falou que ficava muito brava quando alguém desdenhava dos produtos que ela trazia do Paraguai, no caso específico dela, ela não apenas trazia o produto solicitado, como também dava garantia do que revendia. O comentário foi mais ou menos assim, “fico louca quando digo que vendo produtos que trago do Paraguai e falam que lá só tem porcaria, bugiganga. Lá como em qualquer lugar tem de tudo, marcas de primeiríssima e coisas de qualidade duvidosa. Agora desfazer do meu trabalho e esforço, sem conhecimento de causa…”.

O mundo está cheio de gente que gosta de falar mal de qualquer coisa e qualquer pessoa sem conhecer nada sobre o tal… parece que muito mais fácil falar mal ou fazer mal juízo sobre qualquer coisa. O que me chama a atenção do colóquio do início é que cada vez menos gente defende o seu lado. Pessoas trabalhando numa empresa e desatam a falar dela, não gostam e ficam colocando defeito. Vem alguém e fala uma coisinha negativa da empresa e lá vai falando mais um monte coisas negativas de onde trabalha ou estuda, ou mora. Depois pensa porque nunca não vai pra frente na vida… Fala mal de onde mora e não faz nada pra mudar, fala mal dos “amigos” e continua convivendo com eles. Fala mal da empresa em que ganha seu sustento, mas não faz nada pra melhorar a empresa ou mudar de lugar.

São pessoas em que a ficha não caiu, pois muitas vezes o problema é ela e não o local de trabalho, local onde mora, ou os amigos… o problema é ela e isso dificilmente ela vai conseguir enxergar, pois espelho é algo que não passa na vida dessas pessoas.

É a mesma situação, que vemos muito por aí também, a daquelas pessoas que falam mal das outras pra você… o que será que ela fala de você quando está com as outras? Com toda certeza somente coisas boas…

Não gosto de julgar as pessoas, mas tiro muita informação de uma pessoa somente pela maneira a que ela se refere aos outros ou as coisas e situações. Pessoas que vem falando mal dos outros, principalmente quando não tem nada a ver diretamente com ela, pessoas que falam mal de onde trabalham e tiram seu sustento, pelo simples fato de ter o que falar. É claro que coisas erradas sempre tem em qualquer empresa ou local, mas a pessoa nunca tem nada de bom pra falar, que deixe o lugar ou pessoa e vá pra onde lhe convém…

Uma vez escutei numa palestra um desafio, que se colocado em prática mudaria muitas vidas e traria um silêncio nos lábios de muita gente. Topa um desafio? Para cada coisa ruim ou errada, ou de mal que falar sobre alguém ou algo, terás que falar duas boas sobre algo ou alguém também… Consegue? Perfeito, desafio feito.

Hugo Lopes Jr

hugo-ljr@hotmail.com |

Comentários