A fé católica

18 de julho de 2014

Fundada provavelmente em 1890, a primeira capela de São Mateus do Sul estava localizada no alto da rua 21 de Setembro, e era subordinada à paróquia de Palmeira. Em 1891, com a chegada dos primeiros poloneses, o sacerdote polonês Pe. Peters vinha periodicamente de Curitiba celebrar a missa.

Em 1900, foi construída uma igreja maior, próximo onde se encontra a atual matriz. Em 1926, ela foi elevada à categoria de paróquia, tendo como seu primeiro pároco o Pe. Francisco Zdzieblo.

Até 1948, havia duas igrejas: uma dedicada a Nossa Senhora da Assunção e outra a São Mateus, uma para atender os descendentes poloneses e a outra para atender os chamados “brasileiros”.

Em 16 de julho de 1954, teve início a construção da nova e imponente matriz, e a primeira missa foi celebrada no local pelo monsenhor Isidoro Mikoski. Nesta ocasião, foi benta a pedra fundamental da construção. A conclusão da matriz ocorreu em 1964.

Já a igreja da Água Branca foi iniciada em 1881 e concluída em 1890, atraindo até hoje a atenção de turistas. Na foto do casamento, podemos observar que seu telhado era ainda coberto com tabuinhas.

1

Ao fundo, a primeira capela de São Mateus do Sul, localizada no alto da rua 21 de Setembro

2

Igreja de madeira construída em 1900, ao lado da atual Paróquia São Mateus. Acervo/João Budzinski

3

Casamento de José e Saloméia Zawycki, na igreja da Água Branca, em 28 de abril de 1948. Acervo/Evaldo Drabeski

4

Rua que leva à igreja da Água Branca

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários