A construção de um município

14 de novembro de 2014

Republicação de coluna semanal publicada originalmente na versão impressa do ACONTECEU no período de 2009 a 2011

Desta vez conseguimos encontrar uma fotografia muito especial, que provavelmente poucas pessoas têm. Trata-se de uma imagem da construção da Prefeitura Municipal. A data de inauguração é de 12 de outubro de 1922, durante a gestão do prefeito Paulino Vaz da Silva. A foto deve ser de cerca de um ano antes, possivelmente. A cena é muito importante porque, além do valor histórico, retrata um símbolo do nascimento de São Mateus do Sul como município, apesar da emancipação política ter sido decretada 14 anos antes, em 1908.

Aliás, 1908 é uma provável data para outra fotografia publicada nesta página, que mostra o estaleiro do senhor Antonio Sanchez Tápia, à beira do rio Iguaçu. O local era utilizado para a construção de barcos a vapor, na época de ouro da navegação. Outra imagem que tem muito valor para o povo de São Mateus do Sul, representativa de um período muito rico de nossa história (e pelo qual tenho, particularmente, uma grande paixão).

Tenho que deixar meus grandes agradecimentos a Gabriele Muchalak, já que ambas preciosidades saíram de seu acervo, e sem sua colaboração nós continuaríamos privados destes importantes documentos.

Obrigado também a todos os leitores desta coluna, que a cada semana fica mais comentada nas ruas da cidade. Um grande abraço e até a próxima!

542nelson1

 

542nelson

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários