A aviação em São Mateus

08 de agosto de 2014

Republicação de coluna semanal publicada na versão impressa do jornal ACONTECEU entre 2009 e 2011

Nesta semana, vamos dar um passeio aéreo por São Mateus do Sul. Em 1942, pousava o primeiro avião na cidade, tendo “Veco” como piloto. A aterrissagem aconteceu no potreiro de Olívio Wolff do Amaral, próximo ao estádio do Clube Atlético São-mateuense, e atraiu a atenção de várias autoridades na ocasião. O momento foi registrado pelo fotógrafo Stanislaw Budzinski, quando estavam reunidas personalidades ilustres como o prefeito da época, Sr. Domingos Cunha Maciel. Mais tarde o piloto Veco montaria um aeroclube, com escola de pilotagem, já no campo de pouso da estrada da fazenda Maria Isabel.

Mas a aviação em São Mateus do Sul, apesar de ter vivido uma época de ouro, também trouxe histórias trágicas. Conseguimos no acervo da Casa da Memória uma fotografia histórica do acidente que vitimou, em 1943, os Srs. João Bettega e Altino Pereira de Lima — hoje nomes de ruas da cidade. Segundo as testemunhas, o piloto estava dando voos rasantes muito baixos e o avião acabou enroscando nos fios de luz, vindo a cair próximo de onde atualmente é a loja Suri, na avenida Ozy Mendonça de Lima.

Conseguimos, também na Casa da Memória, a foto de um avião sendo transportado em uma caminhonete, enquanto esta era abastecida no posto Nadolny, próximo da atual panificadora Kosinski, também na avenida Ozy Mendonça de Lima.

Durante vários anos o campo de aviação, como ficou conhecido, foi utilizado para pousos e decolagens. Foi caindo em desuso, mas até os anos 1980 alguns aviões ainda pousavam. Ficou conhecido o episódio em o cantor Roberto Carlos pousou para fazer um show em União da Vitória, em outubro de 1977, episódio que o jornal ACONTECEU já retratou em suas páginas.

528avião2

 

Primeiro pouso de avião em São Mateus do Sul, em 1942. Ao centro, o piloto Veco e sua esposa Maria Júlia Carrilho

528avião1

Aeronave acidentada sendo transportada para Curitiba em uma caminhonete

528avião

Queda que vitimou João Bettega e Altino Ferreira de Lima, em 1943

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários