Xisto Agrícola: nova reunião com autoridades estaduais pressiona por apoio ao projeto

08 de agosto de 2016

Além de representantes do governo, IAP e Embrapa também participaram e comentaram os entraves para tornar a iniciativa realidade

 

IMG-20160808-WA0004Foto: jornal ACONTECEU

 

Uma comitiva de líderes políticos, da sociedade civil organizada e representantes da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) marcou presença mais uma vez no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (8), para defender a realização do projeto Xisto Agrícola, proposta que renova a competitividade da unidade da Petrobras em São Mateus do Sul e pode potencializar a economia local.

Entre as autoridades estaduais, estiveram presentes a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o diretor geral da Embrapa, Clenio Nailto Pillon. Entre os representantes locais, o prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, o vice Clóvis Distéfano e o deputado estadual Hussein Bakri. Todos ouviram a respeito do projeto, que propõe a utilização de subprodutos do xisto na produção de fertilizantes, e sobre os desafios para colocá-lo em operação, dependendo de liberações junto ao IAP e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A comitiva local também enfatizou seus benefícios para o desenvolvimento da região.

Houve consenso dos participantes da reunião de que este projeto precisa ser discutido e levado à frente, e a próxima etapa é a realização de reuniões técnicas para detalhar os pormenores do projeto, atestando sua eficiência e segurança ambiental. A partir daí, haverá maiores condições de obter as licenças com o IAP. O presidente do órgão mostrou-se interessado no projeto, mas bastante cauteloso.

A matéria completa, com mais detalhes sobre a reunião e declarações dessas autoridades, você confere na edição impressa do ACONTECEU, na quinta-feira (11).

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016