Workshop apresenta proposta de prato típico para São Mateus do Sul

19 de agosto de 2016

Sanduíche criado por chef de cozinha leva elementos da identidade local e pode ser reproduzido em bares, lanchonetes e restaurantes

 

DSC_9130Fotos: jornal ACONTECEU

 

Cerca de 50 pessoas do setor gastronômico e hoteleiro se reuniram no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus, na tarde de terça-feira (16), para conhecer uma receita que tem potencial para se tornar um prato típico de São Mateus do Sul. Ainda sem nome, o prato é criação do chef de cozinha Guilherme Guzela e leva elementos representativos da identidade local.

Trata-se de um sanduíche que leva erva-mate no pão (garantindo a cor e o sabor na medida para um dos símbolos da cidade) e é composto por creme de ricota (em referência à culinária polonesa), charque (prato tradicional do ciclo da navegação) e vinagrete, levando brasilidade, harmonizando o sabor e acrescentando também na estética do prato.

Na ocasião, Guzela ensinou a receita aos presentes, que mostraram-se interessados na proposta e na possibilidade de inseri-la nos seus cardápios, passando a oferecer algo típico da cultura são-mateuense aos clientes locais e turistas. O chef destacou a importância de ressaltar as características da nossa terra na culinária. “Espero que todos gostem e se divirtam fazendo, afinal, na cozinha também é preciso se divertir. E também possam ainda contar uma história, a partir das influências reunidas com cada ingrediente, trazendo um pouco da cultura de São Mateus do Sul a partir de um sanduíche”.

O diretor de Cultura do município, Helinton Lugarini, mostrou um exemplo do que o município de Palmeira vem realizando, promovendo o turismo a partir de um prato típico – o “pão no bafo” – e sobre a possibilidade de fazer o mesmo aqui. “É uma proposta interessante, pois pode ser preparada nas barracas de lanches ou nos restaurantes mais sofisticados, variando conforme a característica de cada um, com a assinatura de cada um, mas mantendo uma essência”.

O workshop foi promovido a partir de parceria entre o IG-Mathe e a Prefeitura Municipal.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016