Você tem ideia do quanto paga de impostos?

15 de maio de 2015

CDL Jovem promove ação para conscientizar consumidores sobre a carga tributária

831CDL-jovem“É uma iniciativa de conscientização, sem fins políticos ou com caráter de manifestação. Apenas para mostrar o quanto se paga de impostos” – coordenador CDL Jovem SMS (foto: jornal ACONTECEU)

 

A pergunta que dá título a esta matéria faz muitos consumidores pensarem. Embora todos tenham noção que a carga tributária brasileira é muito alta, pouco se dá atenção a cada produto consumido no dia a dia. É visando conscientizar em relação a essa carga de impostos que a CDL Jovem de São Mateus do Sul promove, pela primeira vez na cidade, o Dia de Liberdade de Impostos (DLI).

A data escolhida a nível nacional, desde que a campanha foi criada pela CDL Jovem Nacional em 2007, é 21 de maio. “Isso porque a carga tributária brasileira é de 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso corresponde a 145 dias do ano trabalhados somente para pagar impostos. A partir de 21 de maio é quando enfim podemos trabalhar para nós mesmos”, explica o coordenador geral da CDL Jovem de São Mateus do Sul, Felipe Samistraro Staniszewski.

A entidade local é a primeira CDL Jovem do Paraná, empossada em janeiro deste ano, e a ação do DLI é a promoção que dá início aos seus trabalhos na cidade. Em 21 de maio, os consumidores terão maior noção dos impostos tributados em um dos produtos mais essenciais — a gasolina. “É algo que todos precisam, e o imposto do combustível está inserido em praticamente tudo que se consome, considerando o transporte rodoviário”, justifica Felipe. Para isso, apoiaram a campanha o Auto Posto GPR Ipiranga, o Posto Castrovel, Posto Iguaçu e Posto São Mateus. Na próxima quinta-feira, Dia da Liberdade de Impostos, serão vendidos mil litros de gasolina em cada um dos postos, com limite de dez litros por veículos, sem os impostos embutidos (exceto para veículos com tanque inferior a dez litros). Segundo a entidade, a ideia é que a campanha ocorra nos próximos anos, atingindo outros estabelecimentos e outros setores. “É uma iniciativa de conscientização, sem fins políticos ou com caráter de manifestação. Apenas para mostrar o quanto se paga de impostos”, afirma o coordenador.

A ação começa às 13h.

Banner_70x100cm

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016