Trabalhadores da SIX anunciam greve a partir da zero hora de amanhã (1º)

31 de agosto de 2016

Redução da jornada do turno de revezamento é causa da mobilização

 

DSC_0541Foto: Arquivo/jornal ACONTECEU

 

Com informações do Sindipetro PR/SC

Os trabalhadores da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), de São Mateus do Sul, devem paralisar as atividades a partir da zero hora desta quinta-feira (1º). O motivo é a decisão da empresa de reduzir a tabela do turno ininterrupto de revezamento de oito para seis horas. Como as negociações não avançaram, o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina (Sindipetro PR/SC) anunciou que vai iniciar o movimento grevista em cumprimento das deliberações da assembleia do último dia 25.

Conforme o Sindipetro, a SIX enviou comunicado informando que a nova tabela com a carga horária menor seria implantada a partir de 1º de setembro, alegando que a medida se deve à decisão judicial que determina o interstício (intervalo) mínimo de 11 horas entre as jornadas. A ação do interstício foi movida pelo Sindicato no ano de 2006 em todas as unidades do Sistema Petrobras no Paraná e Santa Catarina. Todas as bases tiveram decisões favoráveis aos trabalhadores e a Petrobras cumpriu em quase todas elas, à exceção da SIX, ainda de acordo com o Sindicato.

Os sindicalistas acreditam que, caso a jornada de seis horas seja implantada, os prejuízos imediatos aos trabalhadores seriam a redução do adicional de Horário de Repouso à Alimentação (HRA) e a diminuição de folgas. Já os impactos financeiros poderiam chegar a 20% do total dos rendimentos dos petroleiros do regime de turno. Eles ainda criticam o posicionamento da gestão da usina nas negociações e afirmam, em nota, que “trata-se de uma represália mediante uma derrota jurídica”.

A Petrobras ainda não se posicionou a respeito do assunto. O ACONTECEU aguarda retorno da assessoria de imprensa da companhia e atualizará as informações na versão on-line.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016