Trabalhadores da SIX aderem à paralisação das unidades da Petrobras

24 de julho de 2015

Funcionários cruzaram os braços desde a zero hora desta sexta-feira (24), em protesto contra os desinvestimentos da companhia

 

IMG-20150724-WA0000Foto: jornal ACONTECEU

 

Os trabalhadores da Petrobras iniciaram uma paralisação de 24 horas nesta sexta-feira (24), em protesto contra as decisões da diretoria que vão culminar na redução de investimentos e venda de ativos da companhia. A greve é representada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e envolve trabalhadores de refinarias, plataformas de petróleo e outras unidades, entre elas, a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR/SC), a campanha reivindicatória deste ano prioriza a luta pelo cancelamento do plano de desinvestimentos e venda de ativos, a recomposição do efetivo de trabalhadores próprios e a retomada das obras suspensas, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-MS) e parte da Refinaria Abreu e Lima (PE). A paralisação desta sexta é descrita pela categoria como um alerta para uma mobilização maior, caso a empresa siga adiante com o novo Plano de Gestão e Negócios, que pretende cortar US$ 89 bilhões em investimentos e em despesas e colocar à venda US$ 57 bilhões de ativos. “Provavelmente vai chegar a esse ponto. Não houve comunicação com os trabalhadores em relação a essas decisões, que trazem grande impacto. Estamos acompanhando as orientações da FUP, unidos pela mesma causa”, diz o sindicalista local Rui Rossetim.

A paralisação na SIX começou à zero hora, partindo do momento de troca de turno, quando o novo grupo já não entrou na unidade. Os trabalhadores passam o dia em mobilização se revezando sob uma tenda em frente à SIX.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016