Sindimate e Fiep iniciam mapeamento para identificar principais problemas enfrentados pela indústria do mate

11 de julho de 2014

Entidades pretendem utilizar os dados para direcionar ações que possam colaborar pelo desenvolvimento do setor

erva-mate

Mesmo sendo referência nacional na produção e ocupando o segundo lugar na lista dos principais exportadores de erva-mate, o Paraná ainda precisa superar alguns problemas observados indiretamente, considerando que muitas empresas não têm recursos para buscar por melhorias sozinhas. Para melhorar esse cenário, uma parceria entre o Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (Sindimate) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está gerando um mapeamento do setor, para descobrir quais são os principais desafios que as empresas enfrentam e, desta forma, poder ajudar a resolver os problemas e unir o segmento.

De acordo com as entidades, 92 empresas serão visitadas e responderão um questionário para identificar aspectos como localização, número de empresas no estado, porte, empregos gerados, tipos de produtos comercializados, perfil tecnológico produtivo e ainda o mercado consumidor. “Com as respostas em mãos, o sindicato que representa o setor poderá realizar ações direcionadas, já que terá conhecimento daquilo que a indústria realmente necessita”, explicam, em nota que divulga a atividade, publicada pelo sindicato. O Sindimate de São Mateus do Sul espera também conquistar mais associados com os novos projetos que serão inclusos nas atividades da entidade.

O trabalho já começou a ser feito e, só na região de São Mateus do Sul, que desponta entre as maiores cidades produtoras do Estado, há muitas empresas a serem consultadas. Conforme mostraram os primeiros dados, a falta de profissionais qualificados tem sido um dos principais problemas apontados no setor. A previsão é de que o resultado seja publicado no primeiro semestre de 2015.

Foto: Arquivo/jornal ACONTECEU

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016