São Mateus do Sul ocupa 39ª posição estadual no ranking da transparência

22 de janeiro de 2016

Levantamento do MPF verificou se prefeitos e governadores estão disponibilizando informações à população conforme a legislação

 

O município de São Mateus do Sul se saiu bem no primeiro levantamento feito pelo Ministério Público Federal para avaliar se as prefeituras e governos estaduais estão disponibilizando as informações financeiras à população conforme a legislação vigente. O Ranking Nacional da Transparência foi divulgado no final de 2015 considerando uma série de itens. A capital do xisto obteve a 39ª posição entre os 399 municípios paranaenses. Mais ainda há o que melhorar: a nota foi 7,3 numa escala de 0 a 10.

A pesquisa apurou se os dados referentes a receitas e despesas estão sendo publicados na internet, além das licitações, contratos firmados pelo poder público e relatórios. Também, se os sites oferecem opção de envio de pedido de informações e se têm dados referentes à estrutura, contatos e outras boas práticas de transparência. Com o diagnóstico, o MPF poderá acionar os entes federados a cumprir as obrigações legais que estejam pendentes.

No ranking nacional, apenas sete prefeituras e um estado receberam nota máxima. O Espírito Santo ficou em primeiro entre os estados, enquanto o Paraná ficou em 18º. Uma nova avaliação deve ocorrer no mês de abril deste ano.

O portal da transparência da Prefeitura de São Mateus do Sul pode ser acessado pelo endereço www.saomateusdosul.pr.gov.br. Já o ranking, pode ser conferido em www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.

 

Sem Título-1

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016