Reunião com o ministro de Minas e Energia discute futuro da SIX

29 de janeiro de 2016

Comitiva são-mateuense deve marcar presença no dia 4 de fevereiro, juntamente com deputados e senadores paranaenses

 

DSC_0540Foto: Arquivo/jornal ACONTECEU

 

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebe em Brasília, na manhã da próxima quinta-feira (4), diversas lideranças para discutir a hipótese de fechamento da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul, alvo de estudos da Petrobras. O encontro deve contar com comitiva são-mateuense, entre o prefeito, Clóvis Ledur, vereadores e representantes de entidades locais, além de deputados estaduais e federais e senadores paranaenses convidados.

Segundo adiantaram algumas lideranças locais, o objetivo é levar ao conhecimento do ministro os estudos que podem levar ao fechamento da unidade, fazendo pressão para que isso não aconteça e defendendo investimentos. Por meio de Braga, espera-se que uma reunião possa ser viabilizada diretamente com a Petrobras, para que a empresa se pronuncie a respeito do assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, a companhia nega sucintamente que estuda-se a desativação da SIX, mas também não vem dando abertura para diálogo.

“O movimento inicial é para demonstrar que estamos atentos aos acontecimentos e não aceitamos o fechamento da SIX de qualquer maneira”, expressa o vereador Omar Picheth, responsável por tornar pública a informação com base em fontes de dentro da Petrobras. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), Edson Dacoregio, ratifica ressaltando ser um trabalho também pelo crescimento da unidade em serviços e faturamento. “A mobilização é para evitar qualquer possibilidade de fechamento e dar ciência da importância para a comunidade e o Estado, além de alavancar a SIX demonstrando sua viabilidade, com o lastro, termelétrica, pesquisas e outros serviços e produtos”.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016