Procissão com imagem de Nossa Senhorade Częstochowa completa 25 anos

26 de agosto de 2016

Tradição se repete neste domingo (28), integrando a programação do Mês Polonês

 

002Foto: Arquivo Amauri Toporovicz 

 

Há mais de duas décadas, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Częstochowa percorre comunidades de São Mateus do Sul renovando a fé dos moradores e evidenciando mais uma forte ligação desse povo com a cultura polonesa. No domingo (28), a tradição se repete integrando a programação do Mês Polonês e sendo ainda mais especial para os participantes, por causa dos 25 anos de procissão comemorados este ano.

A tradição teve início idealizada por Francisco Caminski e Francisco Toporovicz, quando a Braspol Núcleo de São Mateus do Sul foi criada e houve a intenção de celebrar a padroeira da Polônia de forma que integrasse a comunidade. Toporovicz doou a imagem da santa e o padre José Cipanski foi o primeiro a promover a procissão.

De acordo com Amauri Francisco Toporovicz, filho de um dos idealizadores e um dos atuais coordenadores da procissão, procura-se manter mais do que uma tradição, mas que sempre seja levada em conta a fé das pessoas ao participarem. “Não é apenas uma tradição, mas um ato de fé. Por isso é importante a participação de todos. Que os mais velhos tragam suas crianças, para que sempre a fé esteja à frente das tradições”.

O padre Sidnei José Reitz, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participará pela primeira vez da celebração, e revela admirar a iniciativa. “É muito bonito ver essa demonstração de fé. Para a nossa fé católica, a procissão destaca a importância de caminharmos ao lado de Maria”.

 

Programe-se

Uma carreata seguirá da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 8h30 de domingo (28), levando as famílias até a Igreja Centenária da Água Branca. A procissão vai percorrer o interior, passando pelo Parque Municipal de Exposições, Faxinal e Taquaral. Carros vão acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Częstochowa, e pelo caminhão se juntam ao cortejo carroças, cavaleiros e tratores, até a Água Branca, onde acontecerá missa, almoço e demais programações.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016