Petroleiros da SIX aderem à greve nacional da Petrobras

06 de novembro de 2015

Unidade começou a semana operando com número reduzido de funcionários

 

greveFoto: jornal ACONTECEU

 

A greve nacional dos petroleiros atingiu a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul esta semana, que trabalha com número de funcionários reduzidos e tem mobilização na área externa. A paralisação chegou à SIX já no domingo (1º) mas a mobilização ganhou força na terça-feira (3).

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR/SC), os grupos de turno que começaram a trabalhar às 15h30 de domingo deixaram as unidades, e a operação passou a ser realizada por meio de equipes de contingência montadas pela empresa, o que o Sindicato aponta como algo irregular, com jornadas excessivas de trabalho e desvios de função. “É uma inibição ao movimento e ilegal”, aponta o sindicalista Rui Rossetim. Segundo ele, 100% do pessoal dos turnos parou por tempo indeterminado.

A greve nacional dos petroleiros é motivada principalmente pelas medidas do Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás (PNG) para o período de 2015/2019, onde estão previstos cortes de investimentos e venda de ativos e patrimônios que juntos somam aproximadamente US$ 140 bilhões. O Sindipetro enviou um comunicado à população, assinado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados (veja abaixo).

A Petrobras, por sua vez, se pronunciou por meio de uma nota na qual diz que a greve coordenada pelas entidades sindicais está afetando as operações da companhia, impactando também a arrecadação de tributos recolhidos em favor da União, estados e municípios, como os royalties. A empresa informou que está “tomando as medidas necessárias para garantir a manutenção de suas atividades, preservando suas instalações e a segurança de seus trabalhadores”, e reiterou que “apesar do efeito na produção de petróleo e gás no Brasil, resultante do movimento grevista, a distribuição está funcionando dentro da normalidade e não há previsão de desabastecimento do mercado”.

 

Comunicado à População

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016