Pesquisa nacional coloca São Mateus do Sul entre as melhores cidades para se viver

25 de setembro de 2015

Capital do Xisto figura na 17ª posição entre os municípios com menos de 50 mil habitantes, no anuário As Melhores Cidades do Brasil, da revista Istoé

 

DSC_0705Foto: jornal ACONTECEU

 

São Mateus do Sul figura em posição relevante no anuário As Melhores Cidades do Brasil, da revista Istoé, construído a partir de estudo realizado pela Austin Ratings e divulgado na semana passada, às vésperas do aniversário do município. A capital do xisto está entre as 20 melhores cidades brasileiras, na 17ª posição na categoria dos municípios com menos de 50 mil habitantes, o que representa 5.061 cidades.

A consultoria Austin Ratings passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar ações e resultados. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. Nesses tópicos, o levantamento abordou mais de 500 indicadores.

São Mateus do Sul foi destaque nos indicadores fiscais e, principalmente, nos indicadores sociais. O prefeito do município, Clóvis Ledur, afirma ter recebido a notícia como um presente, na semana em que São Mateus do Sul completou 107 anos de emancipação política, e atribui os resultados aos avanços sociais gerados pelo aumento de investimento em áreas de saúde, educação e assistência social. “Com esse conjunto de dados, a conclusão é que as políticas públicas vão ao encontro da qualidade de vida e preocupação com as pessoas”.

Entre os municípios de grande porte, como mais de 200 mil habitantes, destacou-se no ranking a nossa capital, Curitiba, classificada como o melhor do Brasil. Das cidades de médio porte, aquelas que tem entre 50 mil e 200 mil habitantes, o ranking destaca a cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O primeiro lugar entre os municípios com até 50 mil habitantes ficou com a cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

Apesar da divulgação dos resultados pela Istoé, a edição da revista ainda não está nas bancas, devendo chegar esta semana.

mi_3106986755935172

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016