Pavimentação da PR 364 entra em nova proposta de empréstimo do Paraná

06 de março de 2015

Governo do Estado segue processo junto ao BID para o empréstimo de US$ 300 milhões voltados para investimentos em infraestrutura

jorge-woll-SEIL-DER

O governo do Paraná anunciou esta semana que trabalha junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um novo processo de empréstimo para executar novos investimentos na área de infraestrutura. Segundo o Estado, o BID deu sinal verde ao governo para dar continuidade ao processo ajustando detalhes pedidos pelo Banco para tentar assinar o contrato ainda este ano. Entre os itens da proposta, aparece a pavimentação da PR 364 entre São Mateus do Sul e Irati, em uma nova expectativa de concluir uma das promessas mais postergadas dos últimos 30 anos no Paraná.

A carteira de investimentos busca o empréstimo de US$ 300 milhões, que em Reais soma mais de 860 milhões, e foi apresentada em Brasília pelo secretário de Infraestrutura e Logística José Richa Filho. Além da pavimentação da PR 364, estão propostas também pavimentações na PR 092 (Cerro Azul a Doutor Ulysses), PR 239 (Pitanga a Mato Rico) e PR 910 (acesso a Coronel Domingos Soares); obras de contornos em Wenceslau Braz e Castro; ampliação de capacidade das rodovias PR 151 (Palmeira a Ponta Grossa), PR 182 (divisa PR/SP a Nova Londrina), PR 170 (divisa PR/SP a Rolândia) e PRC 466 (Furnas até o entroncamento da BR 277); além de novo acesso ao porto de Antonina.

Segundo José Richa Filho, todos os trechos propostos já têm projetos prontos ou em andamento. “O Paraná está buscando recursos internacionais, para continuar o trabalho de melhoria da malha rodoviária. Com a aprovação do empréstimo, será possível abrir licitação para atender demandas antigas da sociedade paranaense”, disse.

Segundo o governo do Estado, o investimento terá majoritariamente recursos do BID, sendo que a contrapartida do Estado virá de investimentos antecipados pelo governo, como estudos de viabilidade e projetos executivos já concluídos pela Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná.

A próxima etapa do Estado é adequar alguns pontos da carteira de investimentos, conforme determinado pelo BID. A expectativa do governo é conseguir assinar o contrato ainda este ano, para licitar no fim de 2015 e início de 2016.

Foto: Seil/DER

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