Organizações empresariais são-mateuenses se reúnem em Maringá

17 de junho de 2016

Representantes voltaram do encontro trazendo boas ideias para o desenvolvimento da cidade

nde

Foto: DIVULGAÇÃO 

Membros do Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE) e outros líderes sociais de São Mateus do Sul viajaram para Maringá, na sexta-feira (10), para uma série de palestras e intercâmbio de ideias sobre desenvolvimento socioeconômico. O evento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Condem), ocorreu na Associação Comercial de Maringá e contou com apresentações de entidades como o Observatório Social, Conselho Comunitário de Segurança e Instituto Cultural Ingá.
O foco da visita foi analisar o bom desenvolvimento de Maringá e buscar, nos moldes de atuação dos conselhos municipais, um exemplo para potencializar o desenvolvimento de São Mateus do Sul.

 

Impressões

Segundo o membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdemab), Manoel Cordeiro Junior, a implantação de órgãos como o Observatório Social em São Mateus do Sul é algo possível, porém, demanda mobilização e interesse dos cidadãos e empresários do município. “É preciso despertar a participação da sociedade nas reuniões dos diversos conselhos municipais”, alerta.
O Observatório Social de Maringá atua como órgão fiscalizador da cidade. Fundado em 2007, tem a finalidade de assegurar que leis e outras ações da administração pública sejam cumpridas. A ação voluntária de seus membros gerou uma economia de R$ 18 milhões para a cidade de Maringá.
Buscar o apoio de entidades privadas na organização e instituições que fomentem a economia da cidade foi outro ponto citado pelos conselhos de Maringá presentes na reunião, assim como a sugestão do Condem sobre a não participação de membros com filiação partidária, para garantir a idoneidade dos conselhos municipais.

 

O que é o Condem

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá foi criado por lei municipal com a finalidade de propor e fazer executar políticas de desenvolvimento. Interligado com órgãos de diversos segmentos, em parceria com a sociedade civil e poder público, seus participantes trabalham voluntariamente em benefício de suas cidades. Atualmente, o Condem é um dos mais bem estruturados do Brasil.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016