ATUALIZADO DOMINGO (6/09) – Suspensão de rodeio avança para o final de semana

04 de setembro de 2015

Irregularidades com normas de segurança impediram abertura do evento

 

20150904_224105Entrada do Parque de Exposições na noite de sexta-feira (4). Pessoas que compareceram começaram a voltar para casa após às 22h (foto: jornal ACONTECEU)

 

Na tarde de sexta-feira (4), o juiz André Olivério Padilha, do Fórum de São Mateus do Sul, acolheu ação civil pública instaurada pelo Ministério Público pedindo a suspensão do 1º Circuito Country de Rodeio, evento previsto para começar na mesma noite no Parque Municipal de Exposições, seguindo até o feriado de segunda-feira (7) com provas de rodeio e shows.

Conforme a Justiça, irregularidades em normas de segurança não permitiram a liberação do certificado de vistoria para ocupação e instalação temporária, fornecido pelo Corpo de Bombeiros. O evento só seria liberado caso a organização consiga regularizar o projeto.

Ao ACONTECEU, a organização informou, por volta das 17h, que já havia regularizado as pendências e que esperava conseguir a liberação para dar início à programação na mesma noite. No entanto, apesar de nova vistoria dos bombeiros, nenhuma nova decisão por parte da Justiça foi divulgada e a suspensão continuou, comprometendo a programação do primeiro dia, que já previa atividades e shows de grande porte. Parte do público que, na dúvida, compareceu no Parque de Exposições, acabou voltando para casa logo em seguida.

Na manhã deste sábado (5), ainda faltavam itens para serem regularizados, motivo que fez o judiciário, agora com o juiz Gabriel Lima, manter a suspensão até o início da noite – período que  a organização teve para correr atrás do prejuízo e impedir a paralisação de mais uma noite de evento. O  não cumprimento da ordem judicial, que afirma considerar riscos reais de segurança e não apenas irregularidades burocráticas, gera multa para os organizadores.

ATUALIZADO DOMINGO, 6 DE SETEMBRO –  No início da noite de sábado, o evento foi cancelado e as estruturas do show começaram a ser desmontadas. Alguns comerciantes que estavam no local do evento retiravam seus equipamentos, deixavam o Parque e seguiam para casa ou para o próximo evento em que trabalhariam. Os artistas da noite também já estavam na cidade e foram embora sem realizar as apresentações. Não foi possível apurar o que faltou para que a permissão para a realização do evento fosse dada. O prazo para comprovar as exigências das normas de segurança era até às 19h.

Apesar do cancelamento do 1º Circuito Country de Rodeio, segundo um dos promotores, a estrutura do rodeio não será desmontada, pois a organização pretende sanar os problemas levantados pelos bombeiros e realizar o rodeio no próximo final de semana. Ainda não há previsão de shows, devido às agendas dos artistas. 

Com o cancelamento do evento, aos comerciantes restou desmontar suas barracas e equipamentos e seguir para o próximo evento ou para casa. Os comerciantes lamentaram o ocorrido e calculam seus prejuízos, pois, além de deixarem de faturar com o evento, pagaram pelo espaço e produtos perecíveis que venderiam, além do pessoal que ficou disponível para o evento.

Um dos comerciantes veio com uma equipe de 22 pessoas da cidade de Marialva (PR), vizinha de Maringá, e doou os produtos perecíveis (salsichas, queijo, presunto, calabresa, pães) à entidades locais, para que não estragassem, após a abertura de embalagens para preparar espetinhos, crepes e sanduíches. 

 

Vídeo

No auge da expectativa em relação à realização ou não do Circuito Country de Rodeio, um vídeo gravado dentro do quartel do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul foi divulgado por mídias de grupos sociais, mostrando o prefeito da cidade, Clóvis Ledur, exaltado, questionando os bombeiros sobre as decisões da vistoria que culminaram na não liberação da certificação. Sobre o assunto, você confere detalhes na próxima edição impressa do jornal ACONTECEU.

 

Sem-Título-2Imagens do prefeito, Clóvis Ledur, discutindo com os bombeiros no quartel de São Mateus do Sul, chamaram atenção em meio à situação (Reprodução)

 

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016