Nossa história a um clique

30 de outubro de 2015

Série de vídeos “2 minutos de história” estimula a divulgação das memórias de São Mateus do Sul de maneira dinâmica, atrativa e de fácil acesso

 

Sem-Título-6

Fotos: Reprodução/YouTube

 

Nunca foi tão fácil obter informações como hoje em dia, com o advento de novas tecnologias e conteúdos ao alcance de um clique. Imagine então quando voluntários preocupam-se em facilitar ainda mais o acesso e, por meio da internet, atrair o interesse das pessoas para a história de sua terra. É o que está fazendo a equipe do projeto “2 minutos de história”, canal de vídeos iniciado há poucos dias que está divulgando de forma rápida, dinâmica e atrativa a história de São Mateus do Sul.

O projeto é idealizado por Gideão Portes Borges, Tiago Portes Borges, Hélio Formaggio Junior e Gerson Cesar Souza, com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul. A ideia é lançar semanalmente, por meio do canal no YouTube, vídeos de dois minutos que focam na história oficial da cidade, com seus principais marcos, da colonização até o xisto, entre muitos outros momentos.

O intuito, explica Gerson, é oferecer o conteúdo de forma prática e ao mesmo tempo atrativa. “Sabemos que vivemos num mundo em que as pessoas não têm tempo, ou não querem dedicar muito tempo para longas explanações. Por isso idealizamos um tipo de história de fácil consumo. Uma história que possa ser digerida no intervalo entre um compromisso e outro. Algo leve e que deixe no ar o desejo do próximo episódio”, descreve. Nesse propósito, os vídeos trazem o assunto de forma narrada, com apoio de fotografias e animações — resultado da soma de talentos dos voluntários — que prendem o internauta do início ao fim.

O grupo adianta que pretende chegar primeiramente aos usuários da internet, com seus celulares e computadores. “Mas depois, cremos que estes vídeos poderão ser usados por professores em salas de aula, chegando a um público ainda maior”, almejam.

Os vídeos serão lançados a cada domingo — o primeiro já está no ar, falando sobre os primórdios da cidade e até como surgiu o nome “São Mateus”. Os comentários já estão vindo com interesse e sugestões de temas, justamente o que os idealizadores queriam provocar. “Nosso desejo é ver a discussão da história”, explicam. “Queremos questionamento e estimular a pesquisa. Se conseguirmos estimular isso, estaremos fazendo a cidade produzir o registro da sua própria história”.

 

fotoDa esquerda para a direita, Tiago, Gerson, Gideão e Hélio, no vídeo que apresenta o projeto (reprodução/YouTube)

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016