NOSSA CIDADE: Parabéns, São Mateus do Sul

19 de setembro de 2014

DSC_0041

EDITORIAL – Há alguns anos, se você estivesse em uma cidade maior ou de outras regiões do Estado, e fosse questionado sobre sua cidade natal, certamente ouviria: “São Mateus do Sul? Onde?”. Hoje, é possível perceber algumas diferenças e ver a cidadezinha do interior conquistar, aos poucos, seu espaço. “É aquela cidade do xisto?”, a maioria associa. A questão é que, como praticamente tudo na vida está direcionado a se desenvolver, a cidade também cresce e, seja como uma referência em algum setor que chame atenção de fora, ou vendo progressos sutis dia a dia, a capital do xisto desponta.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população são-mateuense atingiu a marca de 44 mil habitantes em 2014. Pode parecer pouco, mas vale considerar que apenas 17 municípios paranaenses têm mais de 100 mil habitantes e a colocação de São Mateus do Sul circunda entre o 40º mais populoso, entre 399.

O município é o 28º no ranking da produção agropecuária estadual e ficou acima da meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto houve retrocesso em níveis estadual e federal.  Este ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), até o mês de agosto, foram contabilizadas mais de 2,6 mil admissões no mercado de trabalho, com destaque para o comércio e construção civil. O município sedia o maior parque tecnológico da América Latina em plantas-piloto de grande porte, com o centro de pesquisa em refino da Petrobras/SIX, e ocupa o 37º lugar em arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo dados da Secretaria da Fazenda. Deve receber, em breve, indicação geográfica para ter o merecido reconhecimento pela qualidade de sua erva-mate.

O município também carrega seus desafios, carecendo principalmente de mais indústrias, estrutura de saúde e oportunidades de ensino superior. Mas ainda assim, cresce à sua medida, caindo cada vez mais no gosto de muitos novos moradores, que vêm de fora atraídos pela tranquilidade, o charme da cultura polonesa, a história da erva-mate, os bons índices de desenvolvimento e a população acolhedora.

Parabéns, São Mateus do Sul!

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016