Município quer reunir histórias sobre o Monge João Maria

18 de março de 2016

Ideia é que as pessoas que conheçam alguma história sobre o personagem em São Mateus ajudem com informações; resultado pode colaborar pela criação de rota turística de peregrinação

 

11-7-2013-g-monge

 

Com informações Assessoria PMSMS

São Mateus do Sul integra um projeto da Paraná Turismo, autarquia do governo estadual, que quer promover o turismo rural relacionado aos caminhos percorridos pelo Monge João Maria, figura conhecida como um homem milagreiro que formou uma legião de devotos por onde peregrinou. Para isso, o município, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está em busca de histórias desse representativo personagem da cultura popular, mapeando os locais por onde ele passou e as histórias que deixou por aqui.

A intenção é que a comunidade colabore, levando informações sobre a existência de olhos d’água e outros espaços onde o monge esteve na cidade, além de histórias sobre ele. Segundo a Prefeitura, quaisquer informações são válidas, como relatos, fotos ou registros de jornais antigos.

As reuniões acerca do assunto estão envolvendo representantes de setores culturais de diversas cidades desde o ano passado. A última dessas reuniões, realizada no dia 10 de março, em Ortigueira, deu continuidade ao planejamento de ações sobre os futuros investimentos no projeto, e contou com a presença do diretor de Cultura, Helinton Lugarini, e do padre Silvano Surmacz, representando São Mateus do Sul. Segundo Helinton, já existem informações sobre a existência de pelos menos quatro olhos d’água em São Mateus do Sul, onde o monge João Maria passou e abençoou, e que desde então são cultuados por fiéis. Pela iniciativa, a intenção é revitalizar esses locais e incentivar a peregrinação na cidade, incluindo-a também em uma rota turística na região. “O Monge João Maria é bem mais presente em São Mateus do que muita gente imagina. Agora, precisamos saber onde as pessoas cultuam essa fé por ele”, explica o diretor de Cultura.

A próxima reunião entre a Paraná Turismo e os municípios participantes do projeto deve acontecer em São Mateus do Sul, no final de abril.

Fica o recado: se você tem alguma história ou conhece algum olho d’água do Monge João Maria em São Mateus do Sul, entre em contato com o Departamento de Cultura, pelo telefone (42) 3912 7050, ou com o jornal ACONTECEU, pelo número 3532 3821.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016