Motociclistas iniciam viagem de mais de 36 mil km

31 de julho de 2015

Dupla partiu na manhã de segunda-feira (27), tendo como destino 13 países

 

842motociclista1Casimiro e Jung Peter partiram de São Mateus rumo à Califórnia, para 90 dias de viagem sobre duas rodas (foto: jornal ACONTECEU)

 

Em uma manhã gelada e ainda coberta pela neblina baixa típica desta época do ano na região, dois motociclistas partiram de São Mateus do Sul rumo a uma aventura de mais de 90 dias e 30 mil quilômetros. Os engenheiros aposentados Casimiro Gabriel Silva e Jurg Peter Kurt deram início ao esperado sonho de chegar até a Califórnia (EUA), cruzando 13 países sobre duas rodas.

O projeto, conta Casimiro, surgiu informalmente entre três amigos que têm o motociclismo como um gosto comum. “A ideia surgiu durante uma conversa na academia, como uma vontade minha, do Peter e do Ivane Zacharias”, revela, referindo-se por último ao terceiro amigo, que também participaria da viagem, mas se acidentou dias antes. “Não foi nada grave, mas impossibilitou que eu fosse junto”, lamenta Zacharias, que fez questão de prestigiar a partida dos companheiros.

O roteiro da viagem prevê Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, México, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala e Estados Unidos, passando na volta também pela Venezuela. Estão previstos mais de 36 mil quilômetros de estrada, além dos passeios pelos lugares visitados. Segundo os aventureiros, somente um trecho será feito de avião — entre Bogotá e Cidade do Panamá. “É muito perigoso”, explicam.

Apesar do desafio, a experiência dos motociclistas colabora. “Essa é a segunda viagem que fazemos juntos. Tenho mais de 60 mil quilômetros de viagens, e já fomos juntos para o Deserto do Atacama”, conta Casimiro. Foi justamente lá que ele conheceu um oficial da Força Aérea americana, também motociclista, que receberá a dupla na passagem pelos Estados Unidos.

O retorno da dupla está previsto para ocorrer no dia 1º de novembro, momento que o jornal ACONTECEU também irá registrar.

 

Uns partem, outros voltam

Dias antes, o motociclista gaúcho Luis Alberto Plein passou por São Mateus do Sul em seu retorno por uma aventura igualmente desafiadora. No dia 29 de abril, partiu de Lajeado (RS) rumo ao Alasca, nos Estados Unidos.

Luis Alberto percorreu um trajeto semelhante ao da dupla são-mateuense. Segundo ele, a viagem ocorreu sem incidentes, dentro do planejado, e possibilitou conhecer não somente as estradas e paisagens dos países visitados, como características de sua realidade. “No México o grande perigo são os locais onde existe a luta contra o narcotráfico, mas os policiais são muito prestativos. Na Colômbia, as principais rodovias são monitoradas pelo Exército, enquanto Honduras é o lugar com menos segurança e piores estradas. Porém, é um país muito bonito”, descreve.

A viagem, segundo o motociclista, era um desejo antigo, que começou a tomar forma cerca de dois anos atrás, quando começou a planejar as despesas, roteiro e licença do trabalho.

Luis Alberto passou por São Mateus do Sul para visitar o amigo e também motociclista Cleverson Bassetto.  Detalhes da aventura podem ser conferidos no blog luisplein.blogspot.com.

 

842motociclistaFoto: jornal ACONTECEU

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016