Moradora preserva tradição do Natal

19 de dezembro de 2014

Iva de Lima mantém costume de montar presépio que já se estende há 60 anos; começou com a mãe e deve passar para as próximas gerações

DSC_2938

A fé, a devoção, o cumprimento das tradições e o bom espírito natalino motivam a moradora Iva de Lima, de 64 anos, a todos os anos retirar das caixas as mais de 150 peças preservadas há 60 anos, que compõem um grande presépio. O símbolo natalino que lembra o nascimento de Jesus passou de mãe para filha, que fez questão de seguir a tradição.

Segundo Iva, o antigo presépio foi adquirido por sua mãe, Palmira Gugelmin Franco, no ano de 1954, e se tornou símbolo de uma promessa. “Meu irmão estava muito doente, então ela fez uma promessa a Nossa Senhora, afirmando que, se ele não morresse, ela montaria o presépio até o final de sua vida. Ele melhorou e a cada ano minha mãe se empenhou em cumprir a promessa”, conta Iva.

Ao morrer, 27 anos atrás, Palmira incumbiu Iva de seguir com a tradição, e assim ela o fez. Com as mesmas peças, algumas restauradas, outras ainda intactas por uma preservação cuidadosa, Iva reconta a cada ano a chegada de Maria e José, e o nascimento do menino Jesus, em uma produção impecável. “Uso serragem e areia para reproduzir a grama, as estradas. Fica muito bonito”, garante.

Seguindo a tradição, Iva só monta o presépio poucos dias antes do Natal, e o mantém até 2 de fevereiro. Este ano, ele será montado em frente à sua casa, na rua João Gabriel Martins, na vila Prohmann, onde fica visível para quem passar na rua. Para o Natal, a casa recebe uma novena, e, no dia de desmontar o presépio, recebe vizinhos e convidados para um terço.
Fiel ao costume enquanto viver, Iva espera que a tradição de sua mãe permaneça. “É algo que se passa para os filhos. Acredito que esse presépio ainda vai se manter por muitos anos”.

Fotos: jornal ACONTECEU/arquivo

DSC_0080

Dona Iva mostra registro de um dos muitos anos em que sua mãe, Palmira, montou o tradicional presépio

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016