Mês Polonês ainda tem palestra, festa de Częstochowa e noite cultural

25 de agosto de 2016

Cartaz-Braspol-25-anos-e-Festa-Polonesa-Face-

 

O mês dedicado ao resgate e divulgação da cultura polonesa em São Mateus do Sul já está chegando ao fim, mas ainda há tempo para prestigiar algumas atividades. A programação da 24ª Tradycje Polskie, promovida também em comemoração aos 25 anos da Braspol, começou em 1º de agosto e vai até o dia 30.

Ao longo do mês de agosto, a capital polonesa do Paraná foi palco de uma programação voltada para a valorização das tradições, na cultura, na religião e no entretenimento. Além do tradicional baile com música polonesa, pierogi e concurso para eleger rainha e princesas, na Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski (Cepom), no dia 6, e da Festa da Colheita na Vila Nepomuceno, no dia 7, houve palestra no Salão Nobre do Colégio Duque de Caxias, no dia 13. O escritor Gerson Cesar Souza falou sobre a importância da fé na imigração polonesa em São Mateus do Sul. Mais sobre o país e seu legado para o município ainda serão ressaltados nos próximos dias.

 

Palestra com Marek Makowski

Nesta quinta-feira (25), outra palestra cumpre a programação. O cônsul geral da Polônia, Marek Makowski, estará na cidade para falar sobre a Polônia contemporânea. Na ocasião, ainda haverá apresentação do Grupo Folclórico Polonês Krakow. O evento começa às 19h30, também no Salão Nobre do Colégio Duque de Caxias, e a entrada é franca.

 

Festa de Częstochowa Parańska

A comunidade de Água Branca celebra mais uma vez a tradicional Festa de Częstochowa Parańska, no domingo, 28 de agosto. A programação começa às 9h com carreata levando o ícone de Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia. Às 10h30, a centenária igreja da localidade recebe missa em polonês e em português. A partir do meio-dia, será servido almoço com pratos típicos e os demais festejos seguem ao longo da tarde. A organização é da Irmandade São José e comunidade da Água Branca.

 

Noite Cultural

A programação da 24ª Tradycje Polskie se encerra no dia 30 de agosto, com a Noite Cultural, no Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe). A partir das 19h, alunos do Ateliê da Música se apresentam sob regência da maestrina Regina Trinco. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, a ser destinado à Apae de São Mateus do Sul.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016