Legislativo estuda uso de celular e tempo de espera em agências bancárias

11 de julho de 2014

Já existe lei municipal que proíbe uso de celular dentro das agências, mas prejuízos têm sido questionados

câmara

Desde 2011 vigora em São Mateus do Sul a lei 2.023, que proíbe a utilização de celulares dentro de agências bancárias, como medida de segurança para coibir assaltos nas saídas desses estabelecimentos, crime conhecido como “saidinha de banco”. No entanto, embora haja consenso em relação à medida, de maneira geral, tem-se questionado os prejuízos trazidos pela proibição, no sentido de impossibilitar contatos importantes dos clientes, que, por vezes, precisam passar mais tempo do que o esperado na agência, aguardando atendimento.

O assunto tem sido estudado pelos vereadores, em busca de um ajuste para tal regulamentação. No último mês, foi apresentado à Casa o projeto de lei 021/2014, que propõe que as agências bancárias coloquem à disposição dos clientes um telefone fixo para que sejam retornadas eventuais ligações recebidas e não atendidas dentro do estabelecimento. No entanto, com a ausência do autor do projeto no dia da votação, Enéas Melnisk, os demais vereadores, expressando necessidade de se discutir o projeto, optaram por retirá-lo para vistas.

Apesar de os bancos não terem autonomia para coibir os clientes, mas apenas solicitarem que o aparelho seja desligado, a proibição do uso do celular nas agências é muito comum a partir de leis municipais, como ocorre em São Paulo e Curitiba, e até determinações estaduais, como é o caso de Minas Gerais e Rio de Janeiro. De outro lado, também existem regulamentações para determinar tempo máximo de espera para atendimento em fila, cabendo aos municípios sua definição, e também determinações que obrigam os bancos a instalarem biombos as áreas de caixa, por exemplo.

Enquete: O que você acha?

Que medida você acha que deveria ser tomada em relação ao uso de celular nas agências bancárias? Opine na área destinada aos comentários

-Manter a determinação como está

-Extinguir a determinação

-Determinar a instalação do telefone fixo nas agências

-Determinar tempo máximo de espera para atendimento

-Extinguir a proibição do celular e determinar instalação de biombos nos caixas

-Outra alternativa

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