Importante acesso ao centro começa a ganhar cara nova com obras de pavimentação

30 de setembro de 2016

Moradores, comerciantes e usuários vislumbram valorização da região e da população que faz uso da Theodoro Toppel e adjacentes

 

img_0848Fotos: jornal ACONTECEU

 

As condições do final da Rua Theodoro Toppel nunca condisseram com a relevância do trecho, como via de grande movimento por possibilitar o acesso de regiões como a Vila Amaral até o centro de São Mateus do Sul. Mas agora, enfim o cenário está mudando. As obras da região do Jardim Dona Hermínia estão avançando para a pavimentação no trecho até então marcado pelos transtornos.

As obras começaram no primeiro semestre deste ano e agora caminham para a colocação do asfalto. Em alguns trechos, passeios no modelo Calçada Cidadã já estão sendo instalados. Para quem vive, trabalha ou mesmo passa pelo local, é um obra mais que bem-vinda. “Estamos muito felizes vendo a famosa ‘Rua Nova’ tomar forma de via pública, como a importância que ela tem, visto o fluxo de carros e pessoas transitando nela”, comenta o morador Anderson Paulo Nora da Silva. “Mesmo antes, parecendo ser uma via rural, a movimentação era enorme. Em dias de calor, era uma confusão de poeira, pessoas, veículos, e agora está ficando muito bonita e acessível”, acrescenta. A valorização da região e das pessoas que utilizam a via também é comemorada. “Tenho convicção que quando você quer desenvolver uma região, é preciso fornecer infraestrutura adequada. No caso desta obra, o retorno imediato é o resgate da dignidade e o respeito à população que por aqui passa todos os dias ir e vir do seu trabalho, lazer e estudo”, opina o empresário da região, Haroldo Ferreira. “Que possamos transitar por uma rua com calçamento decente, digno de um cidadão que cumpre com suas obrigações. Espero que mais obras sejam feitas em outros bairros, independente de qualquer que seja o governante”.

Este projeto, segundo a Prefeitura, provém de um financiamento do Paraná Urbano, de pouco mais de R$ 2 milhões. Além da Theodoro Toppel, contempla ruas adjacentes da região do Jardim Dona Hermínia e também algumas quadras da Vila Amaral, outra região cujas reivindicações por asfaltamento são antigas. A Theodoro Toppel é contemplada no trecho entre Augusto Tararan e Rodolfo Wolff; ainda há trechos das rua Joaquim Cunha Vieira (junto à ciclovia); Odemira Cunha, Domingos Cunha Maciel, João dos Santos Leal, Emílio Prohmann e Ney Amintas de Barros Braga.

Segundo o secretário municipal de Obras, Guilherme Distéfano Santos, a definição desses trechos focou na acessibilidade. “Estas pavimentações são um grande ganho para a região da Vila Amaral, pois com as vias estruturais, que são a Theodoro Toppel e a Joaquim Cunha Vieira, criam-se eixos de ligação ao bairro, que terá um início de grande transformação visual e de acessibilidade”, argumenta. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a expectativa é que tudo seja concluído até o final do ano, incluindo, além do asfalto, toda a sinalização, passeios e arborização.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016