Mafia: Há 20 anos incentivando a amizade

24 de abril de 2015

Grupo Mafia comemora duas décadas, representando um dos movimentos mais ativos de São Mateus do Sul na promoção da união e solidariedade

828máfia-3Grupo recebeu pessoas de todas as idades para confraternizações e ações de cunho social e esportivo (fotos: Arquivo Mafia/Alexandre Muller)

 

Há 20 anos, nascia um grupo criado informalmente, para participar dos campeonatos de futebol da cidade. Contudo, rapidamente o grupo foi além dos campos e se tornou o Movimento dos Amigos e Familiares Incentivando a Amizade (Mafia), reunindo, como o nome sugere, boas amizades em prol da integração e de pitadas de cidadania e solidariedade.

A iniciativa surgida em uma roda de chimarrão no ano de 1995 por João Afonso Felchak, Wilson José Felchak e Araldo Ferreira hoje conta com integrantes de todas as idades, que participam de atividades ligadas ao rio Iguaçu, dão apoio em eventos, promovem gincanas e ações solidárias — como doações de cestas básicas e o tradicional Dia das Crianças, que oferece brincadeiras, doces e presentes aos pequenos no seu dia —, sem contar os jogos de futebol, que prevalecem, e as inúmeras confraternizações.

O Mafia se tornou um grupo formalizado, com estatuto, em 2008, estabelecido como uma associação civil e sem fins lucrativos, desportiva, social, cultural e recreativa, tendo como presidente atual Vilmar Felchak. A sede permanece — e se fortalece — na Vila Amaral, onde os membros já revitalizaram uma área, transformando-a em um campo de futebol. O objetivo atual é ampliar o alcance, adianta o grupo. “Nosso principal objetivo, de imediato, é conseguir um local para poder atender as pessoas da comunidade. Com campo de futebol, parquinho, pomar, bosque e uma sede social”.

O grupo é aberto a todas as pessoas que tiverem aptidão por colaborar com o próximo, conforme aponta o organizador Alexandre Muller, pois o verdadeiro intuito do grupo é trabalhar em prol aos necessitados. “Temos inúmeros sócios contribuintes e colaboradores, cada qual com suas aptidões e especificidades profissionais e pessoais, com o objetivo de usar de suas ‘características’ para somar ao grupo e às suas ações”, conta.

828máfia-1

828máfia 828máfia-2Em seus 20 anos, grupo promoveu ações como gincanas, ações solidárias com a Apae e Dia das Crianças, além das inúmeras partidas de futebol

Comemorações

11159068_821760411239000_330007116_o

 Em alusão aos 20 anos do movimento, o Mafia deu início, no último final de semana, às atividades comemorativas para confraternizar pelo sucesso e longevidade do grupo.

No sábado (18), houve missa de ação de graças na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Amaral, seguida de jantar para os membros do grupo. Cerca de 200 pessoas marcaram presença, ocasião em que também foi lançada a camisa alusiva à comemoração e apresentados os futuros eventos. Segundo o grupo, a cada mês será promovida uma partida de futebol com os times que fizeram parte da trajetória histórica do grupo, sempre no Centro Esportivo Mafia (CEM). Ainda estão programados festa junina, viagem a Aparecida do Norte (SP) — cidade da padroeira do Brasil e também do Mafia —, olimpíadas, torneios esportivos e Natal em Família, além do Torneio dos Trabalhadores – Bola e Chimarrão, no feriado de 1º de maio, com futebol suíço e vôlei de areia, em parceria com o Sindipetro.

Mais informações: 3532 1442.

11178638_821764401238601_992821221_n

 

 

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016