Grupos de caminhada percorrem a Colônia Cecília

19 de junho de 2015

Proposta esportiva e de turismo rural levou participantes a conhecer melhor a antiga proposta anarquista da colônia criada em Palmeira

 

836colônia-cecília-1Fotos: jornal ACONTECEU

 

No domingo de 31 de maio, dois grupos de caminhada percorreram parte do caminho histórico que leva à antiga Colônia Cecília, na cidade de Palmeira. Os grupos Pé na Estrada, de Curitiba, e Caminhadas do Bem, de Campo Largo, percorreram cerca de dez quilômetros entre a localidade de Santa Quitéria até onde se encontra o Memorial Colônia Cecília, em uma proposta de turismo rural.

Os participantes frequentemente encaram trajetos de caminhada buscando a prática de exercícios físicos, lazer, turismo e integração. Nesta aventura, percorreram belas paisagens e lugares pitorescos que fazem parte da história do Estado. Lá, fixou-se em 1890 uma comunidade com ideais do anarquismo, que durou apenas quatro anos, mas ficou marcada como o primeiro experimento anarquista do Brasil.

No final do passeio, os grupos foram recepcionados com almoço no restaurante da família de Evaldo Agottani, descendente de uma das famílias italianas que formaram a Colônia Cecília, e produtora de vinhos coloniais, sucos, conservas e queijos. A família sempre recepciona grupos que vão conhecer o Memorial Colônia Cecília com degustação dos produtos.

836colônia-Cecilia

Serviço:

O grupo Caminhadas do Bem foi criado com a ideia de apoiar o Movimento Recriança, que atende crianças da região de Bateias, em Campo Largo, desde 1993, na promoção de educação, cultura e geração de renda. Mais informações: www.recrianca.org.br.

Família Agottani: (42) 9982 0057

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016