Greve dos petroleiros continua na SIX

12 de novembro de 2015

Mobilizações se mantém no acesso à usina

 

Sem-Título-3

 

A greve nacional dos petroleiros passa pela segunda semana mantendo adesão na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) em São Mateus do Sul. A mobilização está sendo constante no acesso à usina e deve haver panfletagem pela cidade nos próximos dias.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina (Sindipetro PR/SC), a adesão é massiva na operação e a unidade segue operada pelas equipes de contingência da Petrobras.

A mobilização segue por tempo indeterminado, mas para os grevistas houve algum avanço, por a companhia reconhecer a pauta de reivindicações, a chamada Pauta pelo Brasil, que pede a retomada de investimentos da Petrobras, a manutenção dos empregos e a defesa de conquistas recentes, havendo primeira negociação.

Ainda segundo o Sindicato, o Plano de Negócios e Gestão (PNG) prevê venda de ativos, que ameaça diretamente a SIX, sua cadeia de produção e projetos futuros — termelétrica, usina de biodiesel e xisto agrícola. Os manifestantes ainda criticam a continuidade da produção com menos da metade dos empregados necessários como um risco.

Algumas imagens começaram a circular pelas mídias sociais esta semana, mostrando o acesso à SIX tomado pelos grevistas e ânimos exaltados entre alguns trabalhadores, no momento em que aqueles que seguem trabalhando entravam na empresa. Confira um dos vídeos:

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016