Greve continua na SIX

02 de setembro de 2016

Trabalhadores se reuniram em assembleia esta manhã e decidiram que o movimento vai prosseguir

 

greveSIX_02_09_2016Foto: Sindipetro PR/SC

 

Os trabalhadores do regime de turno da Usina do Xisto (SIX), unidade da Petrobras em São Mateus do Sul, se reuniram em assembleia na manhã desta sexta-feira (2) e resolveram dar prosseguimento ao movimento grevista iniciado à zero hora de quinta (1º). A avaliação é que não houve avanços. “Ninguém concorda com a implantação da tabela de turno com jornada de seis horas e como até agora não houve negociação, a greve continua”, disse o presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Mário Dal Zot.

Segundo o Sindicato, a adesão dos trabalhadores do turno é quase total, com exceção de alguns supervisores.

A greve é motivada pela posição da empresa de reduzir a jornada do turno. A alegação é de que a medida se deve à decisão judicial que determina o interstício (intervalo) mínimo de 11 horas entre as jornadas. A ação do interstício foi movida pelo Sindicato no ano de 2006 em todas as unidades do Sistema Petrobras no Paraná e Santa Catarina. Todas as bases tiveram decisões favoráveis aos trabalhadores e a Petrobras cumpriu em quase todas elas, à exceção da SIX.

Para os trabalhadores, em nenhum momento a sentença judicial discorre sobre diminuição da jornada, atitude que impactaria a categoria financeiramente e na diminuição de folgas.

A reportagem segue aguardando o retorno da assessoria de imprensa da Petrobras, que ainda não se posicionou sobre a situação.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016