Fundado Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul

22 de janeiro de 2015

Entidade passa a atuar com finalidades científicas, para estimular preservação e divulgação da história local

815instituto-histórico

Após alguns meses de estudos e amadurecimento da proposta, foi oficialmente fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG-SMS), entidade voltada para a preservação e estímulo à divulgação da história local. A solenidade de fundação aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro da Juventude, ocasião que contou com a presença de diversas autoridades e posse de sua primeira diretoria.

As mobilizações em prol da criação do Instituto na cidade começaram em julho do ano passado, motivadas por pessoas diretamente ligadas à história e geografia e interessados pelo assunto — à frente, o professor Mário Sérgio Deina, que assumiu a presidência da entidade. Para a efetivação do projeto, se tornou de grande relevância o apoio do IHG Palmeira, que já funciona há 60 anos e ofereceu apoio e orientações necessárias para o estabelecimento do Instituto local, recebendo simbolicamente, por isso, o título de “padrinho” da nova instituição.

Durante a solenidade, Deina proclamou, a partir da leitura do Manifesto à Sociedade, a fundação do IHG-SMS, assinado por todas as pessoas que fizeram parte das articulações. O documento aborda desde as finalidades do Instituto até as necessidades existentes na área. Segundo o presidente da entidade, o IHG atuará com finalidades científicas, a fim de colaborar pela preservação, valorização e divulgação da história local, propiciando pesquisas e ampliando a divulgação dos trabalhos originados na cidade. “Sua vocação será atuar a partir de parcerias com as demais entidades, publicas e privadas”, destaca.

Entre as autoridades presentes no evento, esteve o prefeito municipal, Clóvis Ledur, o vereador Luiz César Pabis, a representante do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professora Maria Bernadete Wolochen, e a presidente do IGH de Palmeira, Vera Lúcia Oliveira Mayer.

Fotos: jornal ACONTECEU

815Instituto-histórico-1

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016