Festival Gastronômico: “Quando o setor se une, todos ganham”

18 de dezembro de 2015

1º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul surpreende com grande adesão; proposta deve crescer em 2016

 

DSC_0276Foto: jornal ACONTECEU

 

Uma iniciativa pioneira no município vem mostrando resultados muito melhores do que o esperado, e está movimentando a gastronomia local. Bares, restaurantes e hotéis aderiram ao 1º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul, que começou no dia 7 de dezembro com a proposta de oferecer pratos diferenciados e incentivar a população a prestigiar os negócios locais. Deu mais que certo. Tanto, que novos e mais ousados planos estão sendo discutidos para o ano que vem.

A ideia partiu do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, que trouxe exemplos bem sucedidos de outras cidades e propôs a produção de pratos especiais para o público local. Oito empresas abraçaram a iniciativa e elaboraram diferentes cardápios, com entrada, prato principal e sobremesa a um preço determinado. Hotéis também aderiram à proposta oferecendo cafés da manhã completos.

Na última semana do Festival, representantes das empresas participantes — Restaurante Veneza, Burgin’, Groove Pub Café, Botequim Família Trinco, Doces e Delícias, Hotel Dom Leopoldo, Sadas Hotel e Hotel São Mateus — trouxeram suas impressões sobre a iniciativa, e a satisfação foi unânime. “Não esperávamos um resultado tão significativo. São Mateus do Sul comprou a ideia e nos fez ver uma grande oportunidade, na qual, com união e troca de experiências, podemos ter grandes resultados”, destacam. Segundo eles, muitas pessoas procuraram especificadamente os pratos do Festival e chegaram a fazer um roteiro, passando por todos os estabelecimentos participantes. Com a proposta, o quadro de funcionários foi aumentado para atender a demanda.

 

Novos planos

Com o sucesso da primeira edição, o Festival Gastronômico já está garantido para o ano que vem, com a proposta de realizar dois eventos anuais, um festival de inverno e um de verão. A organização ainda pensa em inserir a erva-mate, muito presente na cultura do município, como elemento a se trabalhar na próxima edição, e também estuda a ideia de promover um concurso para eleger o prato típico de São Mateus do Sul. A primeira edição serviu como uma experiência e a partir dela será analisado o que se pode agregar à proposta, contando, inclusive, com a opinião popular. Sugestões podem ser enviadas para o email culturasms2015@gmail.com. Os setores gastronômico e hoteleiro agradecem, e comemoram. “Quando o setor se une, todos ganham”.

 

Encerramento

Os estabelecimentos continuam oferendo os pratos especiais do Festival Gastronômico até o final da semana. No domingo (20), está programado um evento de encerramento, às 17h, na praça do Chimarródromo, onde as empresas vão oferecer alguns produtos a preços promocionais. Entre os itens a serem servidos estão cachorro-quente, escabeche de traíra, quiches, cupcakes, tortas, paletas mexicanas e caipirinha de erva-mate. Ainda haverá apresentações culturais e um workshop sobre harmonização de cervejas e degustação, com o sommelier Levy Cordeiro Neto.

ATUALIZADO DOMINGO (20) ÀS 13h17 – Em função da chuva, a organização do 1º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul decidiu suspender a realização do evento de encerramento do festival, previsto para acontecer a partir das 17h deste domingo, na praça do Chimarródromo.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016