Festa em louvor a Czestochowa Paranska encerra o mês polonês

28 de agosto de 2015

Encontro é junto à igreja centenária da Água Branca

 

846Água-BrancaFotos: Arquivo jornal ACONTECEU / Assessoria PMSMS

 

Após um mês de atividades de resgate e valorização da cultura polonesa, a 22ª Tradycje Polskie se encerra no domingo (30), com a tradicional festa em louvor a Czestochowa Paranska, padroeira da Polônia. O encontro é junto à igreja centenária da Água Branca com programação das 6h às 17h.

Após a alvorada, às 6h, os fiéis se reúnem para uma carreata com o quadro da santa, saindo às 9h da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até a igreja da Água Branca, passando por Imbuiona e Taquaral do Bugre, onde será acompanhada por cavaleiros. A missa ocorre às 10h30 e é seguida de almoço com churrasco e comida típica polonesa.

A tarde recreativa começa às 13h e se estende até às 17h, quando está previsto o sorteio da Ação Entre Amigos promovida pela comunidade. A animação fica por conta de Cristiano Gurski.

 

Palestra e jantar atraem público

A organização estima que cerca de 300 pessoas tenham participado do jantar polonês realizado no último sábado (22), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus, que contou com a presença do presidente da Braspol Nacional, Rizio Wachowicz, e da coordenadora do Parque João Paulo II, Danuta de Abreu. Dias antes, o escritor Gerson Cesar Souza já havia atraído grande público para a palestra “Os Guerreiros Poloneses”, no salão nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, prestigiada também pelo cônsul da Polônia em Curitiba, Marek Makowski. O coral do Grupo Folclórico Polonês Karolinka se apresentou nas duas ocasiões.

A programação do mês polonês ainda conta, esta semana, com a palestra “Paisagem Cultural da Água Branca”, com a geógrafa Liliane Lucena, às 19h30 de sexta-feira (28), no salão nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, e plantio de mudas de carvalho no futuro Santuário João Paulo II e na Água Branca no domingo (30). A exposição João Paulo II fica até o final da semana na comunidade de Água Branca, enquanto a exposição Wycinanki se estende até setembro na Casa da Memória Padre Bauer.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016