Festa de Nossa Senhora dos Navegantes comemora jubileu de prata

22 de janeiro de 2015

Comunidade católica da vila Amaral promove 25ª edição do evento entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro

DSCF1081

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes alcança este ano sua 25ª edição em São Mateus do Sul, ocasião comemorada principalmente pela comunidade católica da vila Amaral, que organiza o evento. O jubileu de prata será festejado com tríduo, entre os dias 28 e 30 de janeiro, e grande festa no dia 1º de fevereiro, com a já conhecida procissão fluvial.

Nossa Senhora dos Navegantes já era homenageada em São Mateus do Sul desde a primeira metade do século passado. De 1939 a 1955, a Igreja Matriz São Mateus realizou a festa em louvor à santa, voltada para os trabalhadores da navegação são-mateuense. Como forma de resgate cultural e histórico do município, a comunidade da vila Amaral trouxe de volta a tradicional festa e hoje em dia a realiza na capela nomeada em homenagem à santa.

O tríduo, com missa na capela às 19h, acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. No domingo, dia 1º de fevereiro, a programação começa às 19h, com procissão fluvial — os barcos dos fiéis saem da Praça do Iguaçu tomando o sentido da “prainha”. Às 9h30, ocorre a procissão com caminhada até a capela, onde será celebrada missa. Ao meio-dia o almoço com costela ao fogo de chão e serviço de bar e cozinha será servido. A parte recreativa tem início às 13h, com música ao vivo e sorteio da Ação Entre Amigos.

Foto: Arquivo/organização

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016