Feira do Produtor: vem que tem

01 de maio de 2015

Há 24 anos, consumidores são-mateuenses têm lugar certo para adquirir alimentos direto do produtor; com produtos de qualidade e clientela garantida, feirantes clamam somente por estrutura

829feira6

Fotos: jornal ACONTECEU

 

O dia amanhece, a neblina comum desta época do ano ainda nem baixou e os feirantes de São Mateus do Sul já estão a postos, em pleno final de semana, erguendo as barracas para mais um dia de comércio ponta a ponta — do base do produtor direto ao consumidor. Porque sábado é dia de feira em São Mateus.

Seu valor para a comunidade local é indiscutível. Há 24 anos, a Feira do Produtor permite aos pequenos produtores comercializar variados gêneros alimentícios, fortalecendo a agricultura familiar e satisfazendo as famílias que buscam alimentos mais saudáveis, produtos regionais e preços mais acessíveis. Mais do que isso: devido ao público garantido, acaba se tornando ponto de encontro para conversas, espaço para divulgar arte, promover campanhas e lugar certo para encontrar um pastel frito na hora quando a fome bater.

A feira começou no início da rua Tenente Max Wolff Filho, atrás da Igreja Matriz São Mateus, depois passou a ocupar a praça da Igreja e em seguida a rua Barão do Rio Branco, até se instalar definitivamente na rua Dom Pedro II, ao lado da Prefeitura Municipal e da icônica Praça do Carvalho, cuja quadra é fechada para o trânsito para garantir a disposição dos feirantes e o acesso às barracas.

Segundo Vilson Macuco, coordenador da feira desde 1995, fazem parte da Feira do Produtor em torno de 50 famílias em 21 barracas, e cerca de mil pessoas circulam pelo local todos os sábados. “A feira é vista como ponto de encontro da família e de grupos de amigos. Em feriados também temos um bom público de visitantes de fora da cidade”, comenta. Entre os frequentadores, o ponto de vista é o mesmo. “O preço da maioria dos produtos é menor do que nos supermercados”, enfatiza a empresária Marli Kubiak Kasiorowski. “A população deve prestigiar mais. O ambiente da feira é sem igual, um ótimo ponto de encontro e bate-papo. Com mais produtores e diversidade de produtos, seria ainda melhor”.

Ampliação é um fator que não se deixa de pensar, já que fazer parte do grupo de feirantes também é algo incentivado. “Apoiamos todos que queiram fazer parte da feira, inclusive os artesãos, que fazemos questão que venham participar”, destaca o feirante Fernando Stefanski. A estrutura do espaço, contudo, acaba limitando o desenvolvimento da feira como mercado e espaço de lazer, cultura e convivência.

Infraestrutura

A coordenação da feira revela que já solicitou, junto a órgãos públicos, novas barracas, reformas das antigas que podem ser aproveitadas, trocas de lonas, pintura e banheiros químicos. Em 2014, um projeto foi elaborado com a Prefeitura para dar um local definitivo à feira, com boxes fixos, área de alimentação e até palco, pensando em permitir que o espaço seja aproveitado para outras atrações. “Achamos que o movimento da feira poderia ser melhor aproveitado, e também que houvesse mais valorização dos pequenos agricultores e sua importância para a população consumidora”, opina Macuco. Vendendo produtos orgânicos, a feirante Jocimara Cuba concorda que houve melhorias com o tempo, devido à mobilização dos feirantes, mas entende que ainda há carências, tanto para quem vende quanto para quem visita. “Ninguém quer luxo, mas estrutura, com um espaço mais adequado”, declara.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, está em fase de licitação a compra de cinco barracas, no padrão das já utilizadas pelos feirantes, e recentemente foi pedido à coordenação um levantamento das demandas atuais dos feirantes, para proceder algumas melhorias. Questionado sobre a proposta do novo espaço, junto à Praça do Carvalho, o secretário Beto Wolochen disse que o projeto está há mais de um ano no Ministério da Agricultura e percorrendo outros ministérios, na busca por verba para sua execução. A nova infraestrutura tem investimento estimado em R$ 600 mil.

829feira 829feira2 829feira3 829feira4 829feira5

829feira1

Projeto para novo espaço da feira aguarda verba (Imagem: Sec. Obras)

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016