ESPECIAL 107 ANOS: A cidade hoje

18 de setembro de 2015

Apesar do momento de crise que vem atingindo boa parte dos municípios, São Mateus do Sul alcança 107 anos vivendo as mais diversas experiências

 

P_20150916_092707_PNFoto: jornal ACONTECEU

 

A capital do xisto chega aos seus 107 anos de história vivendo as mais diversas experiências, especialmente no momento de crise nacional que amarga boa parte da população e trava a economia, consequentemente, comprometendo o desenvolvimento dos municípios. Ainda assim, com recentes conquistas e planos que injetam ânimo nos são-mateuenses.

São Mateus do Sul enfrenta uma fase difícil no que diz respeito à economia e à segurança. A onda de assaltos vem tirando o sono de muitos são-mateuenses, enquanto o aumento no índice de desempregos, problema de nível nacional, domina a insônia de outros tantos. Ainda este ano, a receita local, perto dos R$ 100 milhões/ano, foi afetada pela redução nos repasses estaduais e federais, com destaque para a diminuição de recursos da Petrobras.

Por outro lado, a população segue em crescimento — 44.594 habitantes, segundo estimativa anual do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) — recebendo recentemente alguns presentes importantes, como as novas unidades dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac), na área educacional, e anúncios da duplicação e construção de contorno na BR 476, e chegada do gasoduto da Compagas.

Em relação à economia, o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, é otimista, apostando nas características locais e no que pode ser impulsionado. “Economicamente, nossa agricultura, principalmente nossa agricultura familiar, está crescendo cada vez mais e sendo um grande movimentador de recursos no comércio do nosso município. Temos ainda uma perspectiva industrial fantástica com a chegada do gasoduto, que é resultado de esforços do momento atual do nosso município e que é o ponto chave para o avanço na nossa economia para conseguirmos angariar recursos e poder de investimento local, para melhorias na infraestrutura de ruas e da nossa cidade em geral”, opina.

Outras iniciativas também têm revelado engajamento da população, como a parceria público-privada que está dando forma ao Chimarródromo, e movimentos solidários que movimentam a população para causas sensíveis, como o grupo Anjos de Plantão, além de projetos sociais e culturais de iniciativa popular que ajudam a suprir carências. Também é válido citar o maior estímulo à formação cidadã das crianças, com a Câmara Mirim e o projeto de inserção dos três poderes nas salas de aula.

São Mateus do Sul ainda vive a expectativa de um novo hospital, por iniciativa que ainda divide opiniões, e revela uma participação mais ávida da população nos poderes municipais, principalmente no Legislativo.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016