Erva-mate entra em evidência no 1º Encontro IG-Mathe

30 de setembro de 2016

Evento comemorou o aniversário do município promovendo envolvimento da comunidade em torno do seu ouro verde

 

dsc_0103Fotos: jornal ACONTECEU

 

Palestra sobre produção, roda de chimarrão, exposição de ervateiras e gastronomia à base de erva-mate. Com isso e mais um pouco, o 1º Encontro da IG-Mathe comemorou o aniversário de São Mateus do Sul, no dia 21 de setembro, colocando a erva-mate em evidência e representando o envolvimento da comunidade em torno do seu famoso ouro verde.

Grande público compareceu ao Salão Paroquial da Igreja Matriz para prestigiar as atividades, durante todo o dia. O evento foi aberto com roda de chimarrão, seguida de palestra técnica com o engenheiro florestal, doutor em solos e nutrição de plantas, Delmar Santin, que discorreu sobre a importância da correta nutrição da erva-mate e o intervalo de colheita, demonstrando com dados como é possível aumentar a produção dos ervais, partindo da correta nutrição das plantas.

No horário do almoço, foi lançado oficialmente o prato típico da IG-Mathe, o sanduíche de charque, creme de ricota e vinagrete com pão de erva-mate, criado pelo chef de cozinha Guilherme Guzela, que fez bastante sucesso entre os presentes. O almoço também contou com ampla gastronomia à base de erva mate, desenvolvida por estabelecimentos locais.

Por fim, a palestra com o engenheiro agrônomo e doutor em Tecnologia Pós-Colheita, Agenor Maccari Junior, falou sobre a indicação geográfica (IG) que o município está buscando para reconhecer o diferencial da erva-mate local e o padrão de qualidade, e o que isso representa como estratégia de mercado e visão de futuro.

O evento foi promovido pela Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), entidade que envolve a cadeia produtiva de erva-mate e surgiu durante o trabalho para obter o selo de qualidade do produto local — o registro de IG — junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “O objetivo do evento foi trazer a população para demonstrar esse trabalho que estamos realizando para alavancar a cidade como terra da erva-mate, tendo em vista que quanto mais gente participar, maior o ganho”, comenta o presidente da IG-Mathe, Ronaldo Toppel Filho. “E a participação foi acima das expectativas. Além da presença, houve muita animação e público interessado em cada uma das atividades”, revela, argumentando que o encontro já atraiu novos participantes para a associação, com novas percepções e contribuições.

Outro reflexo positivo do encontro foi o envolvimento dos hotéis e restaurante, que se uniram para trabalhar juntos a parte da gastronomia, assim como as ervateiras participantes. “A filosofia da Associação é justamente integrar o segmento para trabalhar junto, lado a lado, trocando experiências”, declara o integrante Haroldo Ferreira.

Participaram do 1º Encontro IG-Mathe as empresas Pavanelo, Celeiro Shop, Restaurante Veneza, Brew Pub/ Bier Herr, Hotel Dom Leopoldo, Sadas Hotel, Hotel São Mateus, Sorveteria Milk Mix e Ervateiras Maracanã, Taquaral, Baldo, Damanoiza, Rei Verde e Baronesa. Também foram parceiros da iniciativa o Sesi/Senai e o Sebrae. A organização agradece a todos que participaram ou que colaboraram de uma forma ou de outra pelo evento.

A IG-Mathe adianta que pretende realizar um novo encontro do gênero, e que deve acontecer assim que o selo for recebido. A expectativa é que o registro seja publicado pelo INPI até o final do ano.

 

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016